Editorial

Este número da Revista Psicologia e Saúde apresenta oito novos artigos, sendo quatro deles no contexto dos dispositivos comunitários de saúde, quatro sobre psicologia e organizações de estudo/trabalho e dois sobre psicologia hospitalar. O perfil de trabalhos refl ete a compreensão contemporânea dos autores e revisores sobre a área da Psicologia da Saúde no Brasil. Com suas origens nacionais na Psicologia Hospitalar, este campo tem se diversifi cado nos aspectos teórico e prático. No aspecto das práticas e campos de atuação, os trabalhos deste número mostram o significativo avanço da psicologia para dispositivos públicos de atenção comunitária em saúde, lugar de grande importância por materializar as políticas de assistência para a população brasileira. Entretanto, mesmo interessada por novos cenários, a psicologia mantém sua ancoragem hospitalar e organizacional. Nesses ambientes, o avanço se expressa pela abordagem das questões contemporâneas do trabalho e pela atualização das práticas em saúde.

O periódico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) visa divulgar as produções da área para ampliar a visibilidade do tema, fomentar o debate e construir o conhecimento. Nosso corpo editorial estabeleceu uma dinâmica de mão dupla entre as esferas locais, nacionais e internacionais da psicologia e da saúde. Ao mesmo tempo que nossos dossiês vindouros, que tornarão a revista quadrimestral já neste ano, trarão para o Brasil e o Centro-Oeste conhecimentos internacionais, pretendemos valorizar as particularidades regionais e seus saberes originais através da ampliação da representatividade dos centros de pesquisa locais em nosso corpo editorial. Nesse sentido, consideramos a participação dos atores da área da psicologia, em atividade nas instituições de pesquisa das universidades do estado e da região, como um fator decisivo para a maior representatividade da Revista Psicologia e Saúde. Ao iniciar este processo, damos as boas-vindas para a Professora Doutora Edneia Albino Nunes Cerchiari, professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), que se insere como nova editora de seção do periódico. Outras instituições locais de ensino e pesquisa devem ganhar representatividade entre os editores de seção no curto prazo.

Através dessa direção de ampliação de qualidade e de representatividade, a Revista exerce seu pioneirismo na área da Psicologia da Saúde no Brasil e região Centro-Oeste e se candidata para desempenhar um papel de protagonismo e liderança, trazendo informação para nossa localidade e expondo para a comunidade científica as riquezas e inovações presentes na porção do território que ocupamos no mundo. Parabenizamos os autores e desejamos aos leitores que aproveitem os artigos.

Campo Grande, abril de 2017.

André B. Veras

Rodrigo L. Miranda

André B. Varella

Edneia A. N. Cerchiari

Sonia Grubits