Editorial Geral

Novamente, estamos satisfeitíssimos com os resultados que temos tido no processo de editoração da revista com o apoio tanto da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) quanto da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), graças ao Edital 1/2017. Além disso, este número celebra a associação entre pesquisadores da UCDB, particularmente nosso colega André Augusto Borges Varella (UCDB), com investigadores de outras instituições, nominalmente João Henrique de Almeida (UFSCar) e Carlos Augusto de Medeiros (UNICEUB), no Dossiê Temático: Análise do Comportamento e Saúde. André, Carlos Augusto e João introduzirão o Dossiê Temático logo mais, em um Editorial específico.

Assim, salientamos, aqui, os demais artigos constituintes deste volume 10, número 2, de nossa revista. Sua composição nos aponta para a pluralidade de interesses e possibilidades nas interseções entre Psicologia e Saúde. Isso se dá, primeiramente, a partir da multiplicidade de locais de onde os textos provêm. Temos artigos vindos do Canadá e de diferentes estados brasileiros, e.g., Bahia e Minas Gerais. O primeiro texto desta edição discute tema bastante atual, o mindfulness. O artigo historiciza a constituição do conceito, delineando os entrecruzamentos entre a Psicologia da Saúde e mindfulness, com foco preferencial em seus desafios metodológicos e teóricos. Em seguida, abordam-se aspectos da Avaliação Psicológica com enfoque nas práticas de Neuropsicologia e Psicologia do Trânsito. Temática mais do que atual, ao considerarmos a recente publicação da Resolução 9/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a qual modifica aspectos da Avaliação Psicológica no país. Os dois últimos textos que compõem o quadro geral deste número focam, mais particularmente, espaços institucionalizados de práticas de saúde: um Centro de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O primeiro espaço é abordado a partir de relatos das autoras em sua prática de orientação de estágio em Psicologia em um Centro de Saúde. O segundo, nos convida a refletir sobre as questões familiares envolvidas no cenário dos CAPS, a partir de uma revisão de literatura.

Assim, esta edição nos convida a refletir o passado e o presente das relações entre Psicologia e Saúde. Ela nos provoca a pensar as continuidades e as rupturas de nossas práticas profissionais, no campo da Saúde. Esperamos que os textos também os levem a problematizar suas pesquisas e práticas de atuação, enquanto aproveitam a leitura!

Rodrigo Lopes Miranda

André Augusto Borges Varella

André Barciela Veras

Arnold Groch

Ednéia Albino Nunes Cerchiari

Eric Murillo-Rodríguez

José Angel Vera Noriega

Paulo Coelho Castelo Branco

Sérgio Machado

Sonia Grubits

Editores