Da anormalidade na saúde para a anormalidade na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v10i3.636

Palavras-chave:

anormalidade, saúde, educação

Resumo

Este texto tem como temática a relação entre políticas públicas e Psicologia da Saúde a partir da articulação entre formas de governo da população e modos de condução de condutas. Para tanto, problematiza o deslocamento de enunciados de normalidade e anormalidade do campo da saúde para o campo da educação, como estratégia para compreender uma ontologia do presente. O texto apoia-se em autores da Psicologia Social, mais especificamente do pós-estruturalismo, que são ferramentas conceituais para pensar em Psicologia da Saúde. A Psicologia da Saúde aqui é um plano forjado por distintas articulações teórico-conceituais que se ocupam de problematizar a saúde. Desse modo, torna-se uma superfície mediante a qual é possível considerar não o que é a saúde, mas os efeitos daquilo que produz, quando articulada a outros campos, como as políticas públicas e mais especificamente a Educação.

 

Biografia do Autor

Cláudia Regina da Silva Dourado, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora na Secretaria de Estado e Educação e Esporte do Acre.

Doutora em Psicologia na Universaidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Mestre em Educação Escolar e Pedagoga.

Anita Guazzeli Bernardes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado e Doutorado em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco. 

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

Dourado, C. R. da S., & Bernardes, A. G. (2018). Da anormalidade na saúde para a anormalidade na educação. Revista Psicologia E Saúde, 10(3), 3–15. https://doi.org/10.20435/pssa.v10i3.636

Edição

Seção

Artigos