Primeiro Período de Medicina: Choque de Realidade e o Início da Construção da Identidade Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.660

Palavras-chave:

educação médica, Medicina, universidades, estudantes, subjetividade

Resumo

Ao entrar na faculdade de Medicina, o estudante frequentemente possui expectativas que destoam daquilo que ele encontra. Esta pesquisa pretendeu identificar diferenças entre essas expectativas e a realidade, visando compreender mais sobre o início da construção da identidade médica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa guiada pelo Método de Explicitação do Discurso Subjacente, da qual participaram 77 alunos do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, tendo 67 deles respondido a um questionário e 10 sido entrevistados individualmente.  A análise dos dados revelou que os participantes possuíam expectativas idealizadas sobre os colegas e sobre o curso, e a entrada na universidade gerou uma desidealização que parece representar um primeiro passo na aquisição da identidade médica. O contraste entre as expectativas sobre o curso e uma realidade mais árdua do que a esperada, porém, pode ser fonte de sofrimento psíquico, apontando para a necessidade de apoio ao aluno.

Biografia do Autor

Mariana Santiago De Matos, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Psicologia (2001), mestrado (2004) e doutorado (2011) em Psicologia Clínica, todos os títulos obtidos na PUC-Rio. No mestrado, investigou os relacionamentos amorosos de adolescentes pertencentes às classes populares. No doutorado, pesquisou o uso do Orkut por pessoas em luto como meio de manifestar a dor decorrente da perda de um ente querido. Integrou a equipe de pesquisadores do INCT em Web Science, atuando no projeto "A Web como plataforma de vida", que investigou a formação e a manutenção de grupos sociais através da Internet. Por este INCT foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (nível 2) e de pós-doutorado júnior. Na condição de pós-doutoranda pela PUC-Rio, foi professora das disciplinas de graduação Psicologia Social e Processos Grupais. Foi pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Tecnologia e Subjetividade do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, de 2007 a 2014. É professora do curso de graduação em Medicina da Universidade Estácio de Sá e pesquisadora vinculada ao Programa de Pesquisa Produtividade da UNESA, coordenando a pesquisa "As pedras nos caminhos dos futuros heróis: da idealização do médico à realidade da faculdade de Medicina".

Camila Mamede Ferraço, Universidade Estácio de Sá

Estudante de graduação em Medicina da UNESA, bolsista PIBIC/UNESA

Julia Carolina Antunes Rosa, Universidade Estácio de Sá

Estudante de graduação em Medicina da UNESA, bolsista PIBIC/UNESA

Julye Azeredo Bastos, Universidade Estácio de Sá

Estudante de graduação em Medicina da UNESA, bolsista PIBIC/CNPq.

Paula Condé Brandão, Universidade Estácio de Sá

Estudante de graduação em Medicina da UNESA, bolsista PIBIC/UNESA

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

De Matos, M. S., Ferraço, C. M., Rosa, J. C. A., Bastos, J. A., & Brandão, P. C. (2019). Primeiro Período de Medicina: Choque de Realidade e o Início da Construção da Identidade Médica. Revista Psicologia E Saúde, 11(3), 157–171. https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.660

Edição

Seção

Relatos de pesquisa