Efeitos da Pandemia de Covid-19 em Amostra de Universitários da Saúde no Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2554Palavras-chave:
Saúde mental, estudantes, universitarios, pandemiaResumo
Introdução: A ansiedade, o estresse e a depressão afetam indivíduos de forma diversa. Estudos mostram que estudantes universitários podem ter maior prevalência desses transtornos, e a pandemia de covid-19 pôde ter colaborado para graus mais elevados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com análise de dados quantitativos, realizado em uma universidade particular em 2022, que teve como objetivo analisar a prevalência de depressão, da ansiedade e do estresse em universitários da área da saúde que estudaram durante a pandemia de covid-19. Os participantes responderam ao TCLE, Questionário Sociodemográfico e Econômico e Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS-21). Resultados: Participaram 55 estudantes, de maioria feminina, média de 23 anos, que fazem uso de bebidas alcoólicas, atividades físicas e lazer, não consomem nicotina ou drogas ilícitas. Quanto ao EADS-21, a maioria estava dentro da normalidade em relação à ansiedade e estresse, porém 1/3 da amostra apresentou depressão moderada e grande número de participantes evidenciaram ansiedade e depressão extremamente severos. Discussões: Mesmo tendo hábitos de vida relativamente saudáveis, uma parcela significativa da amostra apresenta sinais de sofrimento psicológico grave. Conclusão: Os resultados do estudo sugerem que, mesmo após o período crítico da pandemia, os universitários da amostra apresentam sinais de sofrimento psicológico.
Referências
Amaral, F. N. L., Melo, C. S. de, Pinto, L. S., & Sousa, D. S. de (2021). Lifestyle profile and prevalence of Burnout Syndrome in health students at a private university in Santarém-PA during the Covid-19 pandemic: A cross-cutting study. Research, Society and Development, 10(14), e513101422772. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22772
American Psychological Association. (n.d.). Depression. https://www.apa.org/topics/depression/index
Barbosa, L. N. F., Melo, M. C. B. de, Cunha, M. do C. V. da, Albuquerque, E. N., Costa, J. M., & Silva, E. F. F. da. (2021). Brazilian’s frequency of anxiety, depression and stress symptoms in the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira De Saúde Materno Infantil, 21, 413–419. https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S200005
Barros, M. S. M. R. de, & Costa, L. S. (2019). Perfil do consumo de álcool entre estudantes universitários. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição Em Português), 15(1), 4-13. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000353
Brandtner, M., & Bardagi, M. (2009). Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais. Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(2), 81–91. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202009000200004&lng=pt&tlng=pt.
Freitas, P. H. B. de, Meireles, A. L., Barroso, S. M, Bandeira, M. de B., Abreu, M. N. S., David, G. L., Paula, W. de, & Cardoso, C. S. (2022). The profile of quality of life and mental health of university students in the healthcare field. Research, Society and Development, 11(1), e35011125095. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25095
Frota, I. J., Fé, A. A.C. M., Paula, F. T. M. de Moura, V. E. G. S. de & Campos, E. de M. (2022). Transtornos de ansiedade: histórico, aspectos clínicos e classificações atuais. Revista de Saúde e Ciências Biológicas. 10(1), 1–8 http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.3971.p1-8.2022
Guimarães, C. C., Moraes, H. A. B., Barboza, M. E. S., & Mesquita, R. R. (2020). Saúde mental do estudante de psicologia: Possíveis implicações para sua atuação profissional. Revista Trabalho (En)cena, 5(1), 269–284. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P269
Gundim, V. A., Encarnação, J. P. da, Santos, F. C., Santos, J. E. dos, Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. de. (2020). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. Revista Baiana de Enfermagem, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293
Guo, Q., Zheng, Y., Shi, J., Wang, J., Li, G., Li, C., Fromson, J. A., Xu, Y., Liu, X., Xu, H., Zhang, T., Lu, Y., Chen, X., Hu, H., Tang, Y., Yang, S., Zhou, H., Wang, X., Chen, H. . . . Yang, Z. (2020). Immediate psychological distress in quarantined patients with COVID-19 and its association with peripheral inflammation: A mixed-method study. Brain, Behavior, and Immunity, 88, 17–27. https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.05.038
Hirschle, A. L. T., & Gondim, S. M. G. (2020). Estresse e bem-estar no trabalho: Uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 25(7), 2721–2736. https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.27902017
Jardim, M. G. L., Castro, T. S., & Ferreira-Rodrigues, C. F. (2020). Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, 25(4), 645–657. https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405
Kumar, B., Shah, M. A. A., Kumari, R., Kumar, A., Kumar, J., & Tahir, A. (2019). Depression, Anxiety, and Stress Among Final-year Medical Students. Cureus, 11(3), e4257. https://doi.org/10.7759/cureus.4257
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
Martins, B. G., Silva, W. R., Maroco, J., & Campos, J. A. D. B. (2019). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: Propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68(1), 32–41. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000222
Oliveira, E. S. de, Gonçalves, C. S., Araújo, A. R., Viegas, Z. V. de B., Aragão, F. B. A., & Salvador, E. P. (2021). Nível de atividade física e fatores relacionados em universitários da área da saúde: Um estudo longitudinal. Journal of Physical Education, 32, e3230. https://doi.org/10.4025/JPHYSEDUC.V32I1.3230
Organização Mundial da Saúde. (2021). Classificação Internacional de Doenças. 11ª ed. https://icd.who.int/en
Organização Mundial da Saúde. (2022). World mental health report: Transforming mental health for all. https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338
Othman, N., Ahmad, F., El Morr, C., & Rivto, P. (2019). Perceived impact of contextual determinants on depression, anxiety and stress: A survey with university students. International Journal of Mental Health Systems, 13(17), (n.p.). https://ijmhs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13033-019-0275-x
Ramón-Arbués, E., Gea-Caballero, V., Granada-López, J. M., Juárez-Vela, R., Pellicer-García, B., & Antón-Solanas, I. (2020). The Prevalence of Depression, Anxiety and Stress and Their Associated Factors in College Students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(19), 7001. https://doi.org/10.3390/ijerph17197001
Souza, S. L. X., Laureano, I. C. C., & Cavalcanti, A. L. (2021) Estão os estudantes de odontologia com medo do Coronavírus? Um estudo piloto utilizando a escala de medo da COVID-19. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 20(1), p. 28–32. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.43572
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.