Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI

Autores

  • Luciana Maria Fabiana Machado da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Lauriane Maria dos Santos Teles Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Savanna de Brito Ximenes Aragão Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Carla Fernanda de Lima Santiago da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353

Resumo

Síndrome de burnout é um estresse ocupacional comum, principalmente, em profissionais atuantes em uma relação ininterrupta e emocional com outras pessoas (Tibúrcio & Moreno, 2009). Avaliou-se sua predisposição em docentes de uma Universidade de Parnaíba-PI, utilizando-se do Maslach Burnout Inventory (MBI) e um questionário sociodemográfico. Para análise, empregou-se o software estatístico SPSS, versão 18.0, realizando-se análise de frequência dos dados sociodemográficos, Análise Fatorial (AF), que obteve três fatores: Exaustão, Realização Profissional, Despersonalização; Alpha de Cronbach 0,87; 0,79; 0,63, respectivamente, e média de cada dimensão para identificar a predisposição. Obtiveram-se baixos níveis de Exaustão e Despersonalização e altos de Realização Profissional; no entanto, em relação à frequência de pessoas, identificou-se um número significativo com índices médios de Exaustão, sugerindo alerta sobre a predisposição ao burnout. Palavras-chave: Professores universitários; Exaustão; Síndrome de burnout.

Biografia do Autor

Carla Fernanda de Lima Santiago da Silva

Universidade Federal do Piauí - UFPI

Publicado

2014-11-19

Como Citar

Fabiana Machado da Silva, L. M., dos Santos Teles, L. M., Ximenes Aragão, S. de B., & de Lima Santiago da Silva, C. F. (2014). Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI. Revista Psicologia E Saúde, 6(2). https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353

Edição

Seção

Artigos