A Humanização nas Grades Curriculares de Cursos da Saúde de Universidades Públicas Paranaenses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.579

Keywords:

humanização em saúde, formação em saúde, pessoal de saúde, capacitação de recursos humanos em saúde

Abstract

A humanização em saúde é uma política pública relativamente recente. Há ações que buscam fomentar a humanização tanto no cuidado quanto na formação em saúde, mas sem dados objetivos acerca da presença desse tema nas grades curriculares da graduação. Objetivou-se realizar um levantamento acerca da presença do tema “humanização” nas grades curriculares de cursos da área da saúde das universidades públicas do estado do Paraná, por meio de um estudo transversal e descritivo. Foram consultados documentos disponíveis on-line nos sites das instituições, verificando-se a presença do tema “humanização” nas ementas das disciplinas de cada curso. Percebeu-se que o tema estudado ainda é pouco abordado em disciplinas das graduações em saúde. Diante disso, apontou-se a predominância da perspectiva biológica, entre outros fatores, para debater a escassez de um conteúdo tão pertinente para o ensino do cuidado à saúde.

Author Biographies

Debora Lydines Martins Corsino, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga e residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina

Maíra Bonafé Sei, Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Psicologia Clínica - IP-USP, Profa Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

References

Almeida, D. V., & Chaves, E. C. (2013). O ensino da humanização nas disciplinas dos cursos de graduação em enfermagem. Investigación y Educación en Enfermaría, 31(1), 44-53. Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-53072013000100006&script=sci_arttext&tlng=pt

Ângulo-Tuesta, A. J.; Parreira, C. M. S. F.; Castro, C.; Queiroz, E.; Jesus, K.; Kadri, M. R., & Pinheiro, R. M. (2016). Formação em saúde: Nova política. Novas modelagens? In R. B. Ceccim, J. A. Kreut, J. D. P. Campos, F. S. Culau, L. A. F. Wottrich, & L. L. Kessler (Orgs.), In-formes da Atenção Básica (pp. 221-248). Porto Alegre: Rede Unida.

Biscarde, D. G. S., Pereira-Santos, M., & Silva, L. B. (2014). Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): Conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, 18(48), 177-186. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0586

Brasil. (1996). Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (8a ed. atualizada em 08/05/2013). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Brasil. (2001). Ministério da Saúde. PNHAH – Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf

Brasil. (2004). Ministério da Saúde. HumanizaSUS. Política Nacional de Humanização. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf

Brasil. (2010). Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf

Campos, E. B. V. (2013). Considerações sobre as implicações das Diretrizes Curriculares na formação do estagiário em Psicologia. Psicologia: Ensino & Formação, 4(2), 100-118. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Casate, J. C., & Corrêa, A. K. (2012) A humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 46(1), 219-226. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100029

Fernandes, S. R. F. (2016) Psicologia e formação generalista: Do currículo mínimo às diretrizes curriculares (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil). Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22362

Neulls, T. F. (2016) Humanização em saúde frente ao processo de precarização do trabalho: Análise acerca da Política Nacional de Humanização da Saúde no âmbito do SUS (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil). Disponível em https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/813

Pialarissi, R. (2017) Precarização do trabalho. Revista de Administração em Saúde, 17(66). Disponível em http://cqh.org.br/ojs-2.4.8/index.php/ras/article/view/11/21

Pitombeira, D. F., Xavier, A. S., Barroso, R. E. C., & Oliveira, P, R. S. (2016). Psicologia e a formação para a saúde: Experiências formativas e transformações curriculares em debate. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(2), 280-291. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001722014

Rios, I. C. (2009). Humanização: A essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 33(2), 253-261. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000200013

Rosevics, L., Aguiar, D. A., Borges, C. R., Hasegawa Filho, R., Yamashita, T. S., Manchack, A. C., & Azevedo, V. F. (2014). ProCura – a arte da vida: Um projeto pela humanização na saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 38(4), 486-492. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000400010

Santos, M. A. R. (2015). Direito a saúde e o financiamento do SUS (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tiradentes [UNIT], Estância, SE, Brasil). Disponível em http://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/1706

Seixas, P. S. (2014). A formação graduada em psicologia no Brasil: Reflexão sobre os principais dilemas em um contexto pós-DCN (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil). Disponível em http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/17401/1/PabloSS_TESE.pdf

Silva, L. A., Muhl, C., & Moliani, M. M. (2015). Ensino médico e humanização: Análise a partir dos currículos de cursos de medicina. Psicologia Argumento 33(8), 298-309. doi: https://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO06

Published

2019-02-08

How to Cite

Lydines Martins Corsino, D., & Bonafé Sei, M. (2019). A Humanização nas Grades Curriculares de Cursos da Saúde de Universidades Públicas Paranaenses. Revista Psicologia E Saúde, 11(1), 43–52. https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.579

Issue

Section

Articles