La Salud Mental de Niños y Adolescentes: La Red en la Clínica-Escuela

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.vi.1073

Palabras clave:

salud mental, atención de la salud, niño, adolescente, Psicología Clínica

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo comprender la configuración de la red de atención de salud mental de niños y adolescentes en Quixadá, Ceará, a partir de los pacientes atendidos en la clínica-escuela de Psicología del Centro Universitário Católica de Quixadá. Es una investigación documental y cuantitativa-exploratoria. La clientela es predominantemente de niños, de 4 a 12 años, residentes en la ciudad de Quixadá y que no están y no han estado en otros servicios de salud, educación o asistencia social para tratar de la queja presentada. Ante eso, creemos que la clínica escolar tiene un gran valor social, ofreciendo respaldo al equipo de la red, ya que la red de atención formal no tiene una institución de referencia en este tipo de atención.

Biografía del autor/a

Carla Renata Braga de Souza, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Psicanalista e Psicóloga pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente, coordenadora da Especialização em Saúde Mental e orientadora de iniciação científica na Universidade Católica de Quixadá (Unicatólica). Coordena o Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado no polo Sertão Central do Ceará, no campo da Psicanálise e Saúde Coletiva. Membro da Clio − Associação de Psicanálise.

Lucas de Oliveira Saraiva Leão, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Pós-graduando em Psicologia do Trânsito e Psicologia Organizacional pela Faculdade Dom Alberto. Psicólogo pela Universidade Católica de Quixadá  (Unicatólica). Atua no Projeto Virando o Jogo pela Vice-Governadoria do Estado do Ceará.

Patrícia Régia Oliveira de Araújo, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Pós-graduanda em Saúde Mental e Psicóloga pela Universidade Católica de Quixadá. (Unicatólica). Atua no Núcleo da Coordenadoria de Alternativas Penais de Quixadá, CE

Matheus Tierry Borges Lima Lopes, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Acadêmico de Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Bolsista voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Católica de Quixadá (Unicatólica). Extensionista do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica da Unicatólica e do Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tais Bleicher, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Saúde Coletiva. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura. Psicóloga. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica, assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), líder do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas Psicossociais de São Carlos; e coordenadora do Programa de Extensão Vida Universitária e Saúde Mental. Compõe a comissão institucional de estudo da Política de Saúde Mental da UFSCar.

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Publicado

2020-12-08

Cómo citar

Braga de Souza, C. R., de Oliveira Saraiva Leão, L., Oliveira de Araújo, P. R., Borges Lima Lopes, M. T., & Bleicher, T. (2020). La Salud Mental de Niños y Adolescentes: La Red en la Clínica-Escuela. Revista Psicologia E Saúde, 136–175. https://doi.org/10.20435/pssa.vi.1073

Número

Sección

Dossiê: Psicologia e Saúde Coletiva