Educación Interprofesional en Salud: Revisión Integradora de la Literatura Brasileña (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.vi.1275Palabras clave:
posgrado, profesionales de la salud, formación de los profesionales de la salud, revisión de literaturaResumen
Este estudio tuvo como objetivo establecer una visión general de la producción científica brasileña relacionada con la Educación Interprofesional en Salud (EIP), con énfasis en investigaciones realizadas con la participación de estudiantes de posgrado o profesionales de salud a lo largo de una década. Esta es una revisión integradora realizada a través de consultas a las bases de datos MEDLINE, LILACS, SciELO-Brasil y Scopus. El corpus de análisis comprendió 31 referencias, que fueron examinadas de acuerdo con un conjunto de dimensiones analíticas. Se evidenció que las referencias se concentraron en los últimos cinco años, y, predominantemente, fueron firmadas por investigadores vinculados a universidades públicas, son derivadas de investigaciones cualitativas centradas en la práctica interprofesional y tuvieran como participantes profesionales de salud de servicios de atención primaria. Se puede concluir que el fortalecimiento de la IPE en Brasil es una forma importante de avanzar hacia la integralidad de las acciones y servicios de salud, y que se necesita más investigaciones para este fin.
Citas
Araújo, E. M. D., & Galimbertti, P. A. (2013). A colaboração interprofissional na estratégia saúde da família. Psicologia & Sociedade, 25(2), 461-468. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000200023&lng=en&tlng=pt
Araújo, T. A. M., Vasconcelos, A. C. C. P., Pessoa, T. R. R. F., & Forte, F. D. S. (2017). Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: O olhar de residentes e preceptores. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 21(62), 601-613. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0295
Arruda, G. M. M. S., Barreto, I. C. H. C., Ribeiro, K. G., & Frota, A. C. (2018). O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 22(supl. 1), 1309-23. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0859
Arruda, L. S., & Moreira, C. O. F. (2018). Colaboração interprofissional: Um estudo de caso sobre os profissionais do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ), Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 22(64), 199-210. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0613
Augusto, A. (2014). Metodologias quantitativas/metodologias qualitativas: Mais do que uma questão de preferência. Fórum Sociológico, 24, 73-77. Recuperado de https://journals.openedition.org/sociologico/1073
Baquião, A. P. S. S. (2017). Percepções de residentes multiprofissionais acerca da interdisciplinaridade (Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Humanas Universidade Federal de Juiz de Fora). Recuperado de http://repositorio.ufjf.br:8080/jspui/handle/ufjf/6489
Barr, H. (2015). Interprofessional education: The genesis of a global movement. Farenham: Centre for the Advancement of Interprofessional Education. Recuperado de https://www.caipe.org/resources/publications/barr-h-2015-interprofessional-education-genesis-global-movement
Barr, H., & Low, H. (2013). Introducing Interprofessional Education. Fareham: Centre for the Advancement of Interprofessional Education. Recuperado de https://www.caipe.org/resources/publications/caipe-publications/barr-h-low-h-2013-introducing-interprofessional-education-13th-november-2016
Barreto, I. C. H. C., Ribeiro, K. G., Moreira, A. E. M. M., Goya, N., Dias, M. S. A., & Andrade, L. O. M. (2018). Integração de instituições de ensino superior com sistemas municipais de saúde à luz de uma tipologia da colaboração interprofissional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 22(1), 1365-1376. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0860
Barros, E. R. S., & Ellery, A. E. L. (2016). Colaboração interprofissional em uma Unidade de Terapia Intensiva: Desafios e possibilidades. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 17(1), 10-19. doi:http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2016000100003
Batista, N. A., Rossit, R. A. S., Batista, S. H. S. D. S., Silva, C. C. B. D., Uchôa-Figueiredo, L. D. R., & Poletto, P. R. (2018). Educação interprofissional na formação em Saúde: A experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 22(Supl. 2), 1705-1715. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0693
Bispo Júnior, J. P., & Moreira, D. C. (2018). Cuidado colaborativo entre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e as equipes apoiadas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 28(3), e280310. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312018280310
Blue, A., Brandt, B. F., & Schmitt, M. H. (2010). American Interprofessional Health Collaborative: Historical roots and organizational beginnings. Journal of Allied Health, 39(suppl. 1), 204-209. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21174041?dopt=Abstract
Brasil. (2001, 3 de outubro). Ministério da Educação e Cultura. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n. 1133/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União, Seção 1E, p. 131. Brasília-DF: Ministério da Educação e Cultura. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf
Brasil. (1994). Ministério da Saúde. Programa Saúde da Família. Brasília. Brasília-DF: COSAC.
Campos, G. W. S. (2000). Um método para análise e cogestão de coletivos. São Paulo: Hucitec.
Canadian Interprofessional Health Collaborative. (2010). A national interprofessional competency framework. Vancouver: CIHC. Recuperado de https://www.cihc.ca/files/CIHC_IPCompetencies_Feb1210.pdf
Caram, C. D. S., Rezende, L. C., & Brito, M. J. M. (2017). Prática colaborativa: Potencialidades e desafios para o enfermeiro no contexto hospitalar. Revista Mineira de Enfermagem, 21, e1070. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20170080
Casanova, I. A., Batista, N. A., & Ruiz-Moreno L. (2015). Formação para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, 40(3), 229-233. doi:http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.800
Costa, M. V. D. (2016). A educação interprofissional no contexto brasileiro: Algumas reflexões. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 20(56), 197-198. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0311
Costa, M. V. D., Peduzzi, M., Freire Filho, J. R., & Silva, C. B. G. (2018). Educação interprofissional em saúde. Natal: Secretaria de Educação a Distância/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Recuperado de https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/12/Educacao-Interprofissional-em-Saude.pdf
Dias, I. M. A. V., Pereira, A. K., Batista, S. H. S. S., & Casanova, I. A. (2016). A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde em Debate, 40(111), 257-267. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201611120
Domingos, C. M., Nunes, E. F. P. A., & Carvalho, B. G. (2015). Potencialidades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do trabalhador de saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 19(55), 1221-1232. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0653
Ellery, A. E. L., Pontes, R. J. S., & Loiola, F. A. (2013). Campo comum de atuação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família no Brasil: Um cenário em construção. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 23(2), 415-437. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312013000200006
Faquim, J. P. S., & Frazão, P. (2016). Percepções e atitudes sobre relações interprofissionais na assistência odontológica durante o pré-natal. Saúde em Debate, 40(109), 59-69. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201610905
Faquim, J. P. S., Buiatti, N. B. P., & Frazão, P. (2018). O método ZOPP e a organização do trabalho interprofissional voltado à atenção ao pré-natal em duas unidades de atenção básica. Saúde em Debate, 42(117), 392-407. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201811704
Feuerwerker, L. C. M., & Capozzolo, A. A. (2013). Mudanças na formação dos profissionais de saúde: alguns referenciais de partida do eixo trabalho em saúde. In A. A. Capozzolo, S. J., Casetto, & A. O. Hens (Org.), Clínica comum: Itinerários de uma formação em saúde (pp. 35-68). São Paulo: Hucitec.
Figueiredo, M. D., & Campos, G. W. S. (2014). O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 18(1), 931-943. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0323
Freire Filho, J. R., Costa, M. V., Magnago, C., & Forster, A. C. (2018). Atitudes para a colaboração interprofissional de equipes da Atenção Primária participantes do Programa Mais Médicos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 26, e3018. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2731.3018
Freire Filho, J. R., Silva, C. B. G., Costa, M. V., & Forster, A. C. (2019). Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate, 43(supl. 1), 86-96.
Gadelha, A. K. S., & Barreto, I. C. H. C. (2018). Residência integrada em Saúde: Percepção dos atores da ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 22(1), 1339-1351. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0183
Gontijo, E. D., Freire Filho, J. R., & Forster, A. C. (2019). Educação Interprofissional em Saúde: abordagem na perspectiva de recomendações internacionais. Cadernos do Cuidado, 3(2), 20-38. doi:http://dx.doi.org/10.29397/cc.v3n2.186
Goulart, B. F., Camelo, S. H. H., Simões, A. L. A., & Chaves, L. D. P. (2016). Trabalho em equipe em Unidade Coronariana: Facilidades e dificuldades. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(3), 482-489. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000400015
Kantrowitz, M., Kaufman, A., Mennin, S., Fülöp, T. A., & Guilbert, J. J. (1987). Innovative tracks at established institutions for the education of health personnel: An experimental approach to change relevant to health needs. Genebra: World Health Organization. Recuperado de https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/38557/WHO_OFFSET_101_PartI-II.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Lewgoy, A. M. B., Kuplich, N. M., Machado, R. N., Faber, T., & Fagundes, M. L. (2019). A perspectiva interprofissional na residência integrada multiprofissional em saúde hospitalar. Clinical & Biomedical Research, 39(1), 58-68. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/87747/pdf
Mallmann, F. H. (2018). Educação e trabalho interprofissional em saúde no contexto da atenção primária no Brasil: Análise bibliométrica da produção científica de 2010 a 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso, Especialização em Saúde Pública, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/184287/001077855.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Matuda, C. G., Pinto, N. R. S., Martins, C. L., & Frazão, P. (2015). Colaboração interprofissional na Estratégia Saúde da Família: Implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, 20(8), 2511-2521. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015208.11652014
Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, 17(4), 758-764. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Michel, C., Olsson, T. O., & Toassi, R. F. C. (2019). Educação Interprofissional em Saúde: Análise bibliométrica da produção científica nacional. Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, 19(4), 78-90. doi:http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.781
Oliveira, A. M. D., Lemes, A. M., Machado, C. R., Silva, F. L., & Miranda, F. S. (2010). Relação entre enfermeiros e médicos em hospital escola: a perspectiva dos médicos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 10, 433-439. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292010000600023
Organização Mundial de Saúde (2010). Marco para ação em Educação Interprofissional e prática colaborativa. Genebra: World Health Organization. Recuperado de http://www.fnepas.org.br/oms_traduzido_2010.pdf
Padula, M. G. C., & Aguilar-da-Silva, R. H. (2014). Professional profile of dentists who are members of the Family Health Strategy city of Marília, São Paulo: The challenge of interprofessional work. Revista de Odontologia da UNESP, 43(1), 52-60. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S1807-25772014000100009
Peduzzi, M. (2016). O SUS é interprofissional. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 20(56), 199-201. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0383
Peduzzi, M., Norman, I. J., Germani, A. C. C. G., Silva, J. A. M., & Souza, G. C. (2013). Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 47(4), 977-983. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029
Peduzzi, M., Brígida, G. C., Mandú, E. N. T., Souza, G. C., & Silva, J. A. M. (2011). Trabalho em equipe na perspectiva da gerência de serviços de saúde: Instrumentos para a construção da prática interprofissional. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 21(2), 629-646. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312011000200015
Peixoto, T. C., & Brito, M. J. M. (2015). Protocolo clínico como dispositivo analítico das relações de poder de profissionais de saúde. Saúde em Debate, 39(107), 1053-1064. doi:http://dx.doi.org/10.1590/0103-110420151070219
Perego, M. G., & Batista, N. A. (2016). Aprendizagens compartilhadas na Residência Multiprofissional em Saúde. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, 10(4), 39-51. Recuperado de http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2239/1708
Pirolo, S. M., Ferraz, C. A., & Gomes R. (2011). A integralidade do cuidado e ação comunicativa na prática interprofissional da terapia intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(6), 1396-1402. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000600017
Previato, G. F., & Baldissera, V. D. A. (2018). Retratos da prática interprofissional colaborativa nas equipes da atenção primária à saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, 39, e2017-0132. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0132
Reeves, S. (2016). Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 20(56), 185-197. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0092
Reeves, S., Abramivich I., & Goldman J. (2009). Canadian Interprofessional Health Collaborative activities, outputs and impacts evaluation. Vancouver: Canadian Interprofessional Health Collaborative. Recuperado de http://www.cihc.ca/files/publications/CIHC_EvalReport0809_May1109.pdf
Reis, M. L., Medeiros, M., Pacheco, L. R., & Caixeta, C. C. (2016). Avaliação do trabalho multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Texto & Contexto – Enfermagem, 25(1), 1-9. doi:http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160002810014
Rocha, F. A. A., Barreto, I. C. H. C., & Moreira, A. E. M. M. (2016). Colaboração interprofissional: Estudo de caso entre gestores, docentes e profissionais de saúde da família. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 20(57), 415-426. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0370
Sidone, O. J. G., Haddad, E. A., & Mena-Chalco, J. P. (2016). A ciência nas regiões brasileiras: Evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, 28(1), 15-32. doi:http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016002800002
Silva, J. A. M., Peduzzi, M., Orchard, C., & Leonello, V. M. (2015). Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 49(2), 16-24. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000800003
Soares, C. B., Hoga, L. A. K., Peduzzi, M., Sangaleti, C., Yonekura, T., & Silva, D. R. A. D. (2014). Revisão integrativa: Conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 48(2), 335-345. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020
Souza, G. C., Peduzzi, M., Silva, J. A. M., & Carvalho, B. G. (2016). Trabalho em equipe de enfermagem: Circunscrito à profissão ou colaboração interprofissional? Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(4), 642-649. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000500015
Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: O que é e como fazer. Einstein, 8(1), 102-106. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134
Toassi, R. F. C., Olsson, T. O., Lewgoy, A. M. B., Bueno, D., & Peduzzi, M. (2020). Ensino da graduação em cenários da atenção primária: Espaço para aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, 18(2). doi:http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00267
Valadão, P. A. S., Lins, L., & Carvalho, F. M. (2017). Problemas bioéticos no cotidiano do trabalho de profissionais de equipes de saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, 15(3), 725-744. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00080
Vasconcelos, A. C. F., Stedefeldt, E., & Frutuoso, M. F. P. (2016). Uma experiência de integração ensino-serviço e a mudança de práticas profissionais: Com a palavra, os profissionais de saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 20(56), 147-158. doi:http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0395
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.