O Prontuário Psicológico como Recurso para Pesquisa e Atuação: Repensando a Formação da Competência Profissional

Autores/as

  • Janaína Bianca Barletta Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Luiza Rocha Paixão Faculdade Pio Décimo/SE
  • Eline Prado Santos Feitosa Universidade Tiradentes/SE
  • Karine Santos de Oliveira Universidade Tiradentes/SE
  • Leilane Andrade Santos Universidade Tiradentes/SE

Resumen

O registro em prontuário possibilita o planejamento de uma intervenção adequada e é uma fonte de informações para pesquisas. Apesar de o registro ser uma das competências do psicólogo, em geral, este é feito de forma precária. Com objetivo de descrever como esse registro tem sido efetuado em uma clínica-escola de psicologia do estado de Sergipe foi realizada análise retrospectiva documental de 119 prontuários referente aos anos de 2009 e 2010. Como resultados foi possível caracterizar a clientela atendida e propor novas formas de intervenção. Porém, os prontuários revisados apresentaram diversos problemas em seus registros, classificados conforme sua natureza e agrupados em sete categorias de problemas: folha de resumo, diferentes informações, assinaturas, falta de informações, folha de encerramento, caligrafia e falta de documentação. Ao final, conclui-se que o registro é uma dificuldade que ocorre desde a formação, sendo necessário repensar formas de desenvolvimento desta competência. Palavras-chave: Prontuário psicológico; Recurso para pesquisa e atuação; Formação; Competência profissional.

Cómo citar

Bianca Barletta, J., Luiza Rocha Paixão, A., Prado Santos Feitosa, E., Santos de Oliveira, K., & Andrade Santos, L. (2012). O Prontuário Psicológico como Recurso para Pesquisa e Atuação: Repensando a Formação da Competência Profissional. Revista Psicologia E Saúde, 4(2). Recuperado a partir de https://pssa.ucdb.br/pssa/article/view/179

Número

Sección

Artigos