Informe - Tramitação de Artigos
Prezados(as) colegas,
Como sinalizamos nos últimos editoriais, nos últimos anos, notamos um aumento significativo do fluxo de artigos, consequentemente a isso também temos sido questionados acerca dos trâmites editoriais da revista e a celeridade desta. Diante disso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos, já que entendemos e compartilhamos das preocupações acerca da publicização de nossos trabalhos.
Embora a revista estime o (1) tempo de noves meses para tramitação do artigo junto à Equipe Editorial e revisores e (2) prazo de até 12 meses para publicação, após aceite do manuscrito, temos encontrado problemas em respeitar tais prazos visto que nossa rede de colaboração (i.e., revisores) tem sido de difícil manejo. Grande parte dos revisores convidados não responde ao convite e, daqueles que respondem, poucos são aqueles que efetivamente realizam os pareceres. Assim, não é incomum termos convidado sete/oito pessoas até que tenhamos, ao menos, os dois pareceres necessários para avaliação do manuscrito.
Entendemos o quão frustrante isso é e, ainda, o quanto podem impactar no ineditismo de nossas produções e nas avaliações institucionais. Também somos membros da comunidade acadêmica e respondemos aos mesmos parâmetros. Temos trabalhado para tornar o processo mais célere, como costumávamos executar antes da Pandemia de Covid-19.
Assim, inclusive, convidamos a todas e todos que nos lêem e que submetem artigos que contribuam também como revisoras e revisores de manuscritos.