Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários

Autores

  • Érika Correia Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Geralda Viana Heleno Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v4i1.126

Resumo

Considerando a expansão do ensino superior, aumentaram-se as demandas e a necessidade de se permitir um desenvolvimento integral para o estudante. Diante dessa situação, esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e o bem-estar subjetivo de estudantes universitários. Para isso, foram utilizados o WHOQOL- Bref e a Escala de Bem-Estar Subjetivo. A análise dos dados mostrou que em relação à qualidade de vida, o domínio que apresentou a maior média (15,23) foi o de relações sociais e a pior (12,87) foi o de meio ambiente. Quanto ao bem-estar subjetivo foi encontrada maior média (3,80) na frequência de afetos negativos. Os resultados indicam que é necessário pensar em ações de prevenção e promoção da saúde e em uma ampliação da política de assistência ao estudante, com intervenções psicossociais que reflitam satisfatoriamente no bem-estar subjetivo e na qualidade de vida dos mesmos. Palavras-chave: qualidade de vida; bem-estar subjetivo; estudantes universitários.

Como Citar

Correia Silva, Érika, & Geralda Viana Heleno, M. (2012). Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários. Revista Psicologia E Saúde, 4(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v4i1.126

Edição

Seção

Artigos