A Humanização na Formação Acadêmica em Saúde: Perspectiva de Egressos de um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1269

Palavras-chave:

relações interprofissionais, ensino, capacitação profissional, humanização da assistência, Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo

Um desafio para as instituições de ensino superior é a formação pautada nas políticas de saúde, tendo os projetos de extensão colaborado para suprir essas demandas. Neste trabalho, investigou-se a concepção acerca do processo de formação e a humanização em saúde, pela perspectiva de ex-colaboradores de um projeto de extensão multidisciplinar. Trata-se de um estudo qualitativo-exploratório, com dados coletados por meio de entrevistas semidirigidas e analisados pela análise de conteúdo categorial. Foram delineadas categorias referentes à formação curricular, autogestão estudantil e aprendizados advindos desta prática. Foram discutidos os currículos e como uma aprendizagem pautada na autonomia, no protagonismo e no lúdico pode desenvolver habilidades singulares e essenciais para o profissional. Percebe-se, ademais, uma mudança nos paradigmas de ensino e atuação em saúde, apontando para a relevância de espaços onde os estudantes possam vivenciar processos que contemplem o âmbito político, social e subjetivo do cuidado.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Moraes Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é psicóloga clínica em consultório particular.

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela USP. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Silva, A. C. de M., & Sei, M. B. (2021). A Humanização na Formação Acadêmica em Saúde: Perspectiva de Egressos de um Projeto de Extensão. Revista Psicologia E Saúde, 13(3), 3–18. https://doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1269

Edição

Seção

Artigos