Inserção do Psicólogo em Programas de Cessação do Uso de Produtos do Tabaco: Comportamentos Básicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2319

Palavras-chave:

cessação do uso de tabaco, intervenção psicológica, tratamento do tabagismo

Resumo

Introdução: O tabagismo é um problema de saúde pública e a maior causa de morte evitável. Objetivo: Propor comportamentos básicos do psicólogo para intervenção na cessação do uso de produtos derivados do tabaco. Método: Trata-se de estudo qualitativo descritivo documental, no qual foram consultadas diversas fontes de informação. Os dados foram organizados em duas categorias, compostas por 13 subcategorias, e tratados por estatística descritiva. A organização dos comportamentos foi baseada nos três estágios da intervenção para promoção da cessação. Resultados: Foram identificados 562 comportamentos, sendo 78% voltados para comportamentos gerais da intervenção do psicólogo e 22% voltados à cessação. A entrevista motivacional foi a subcategoria com maior quantidade de comportamentos, seguida pelas estratégias de intervenção para parar de fumar. O estágio com maior quantidade de comportamentos identificados foi “Desenvolver e promover adesão ao plano de tratamento”, seguido de “Motivar o cliente para o processo de cessação”. Conclusão: A partir dessa sistematização, há subsídio para a elaboração de manuais e programas de treinamento para psicólogos atuarem na intervenção para cessação do uso de produtos derivados do tabaco.

Biografia do Autor

Nádia Kienen, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado pela University of Alabama at Birmingham. Doutorado e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Thaís Distéfano Wiltenburg, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pelo Instituto Wainer. Especialista em Avaliação Psicológica pelo Centro Universitário Filadélfia. Bolsista de pesquisa na UEL. Professora assistente do curso de Psicologia na Universidade Positivo. Psicóloga clínica.

Claudia de Godoi Ferreira de Almeida , Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de pesquisa na UEL. Professora assistente do curso de Psicologia na Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio, PR.

Nayara Rodrigues de Oliveira , Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga clínica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de pesquisa na UEL.

Marcos Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutor pela Universidade de Toronto, Canadá. Doutor em Ciências da Saúde (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Ciências da Saúde (Pneumologia) pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Professor adjunto na disciplina de Pneumologia, Departamento de Clínica Médica, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Isabel Cristina Scarinci, University of Alabama at Birmingham

Doutora e mestre em Psicologia Clínica pela Louisiana State University, Residência em Psicologia Clínica pela Harvard University. Mestre em Saúde Pública pela University of Alabama at Birmingham. Professora titular e vice-diretora em Saúde Rural e Global, Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, University of Alabama at Birmingham.

Referências

An, L. C., Foldes, S. S., Alesci, N. L., Bluhm, J. H., Bland, P. C., Davern, M. E., Schillo, B. A., Ahluwalia, J. S., & Manley, M. W. (2008). The impact of smoking-cessation intervention by multiple health professionals. American Journal of Preventive Medicine, 34(1), 54–60. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2007.09.019

Araújo, M. S., Silva, L. G. D., Pereira, G. M. A., Pinto, N. F., Costa, F. M., Moreira, L., Nunes, P. N., Canan, M. G. M., & Oliveira, M. H. S. D. (2021). Mindfulness-based treatment for smoking cessation: A randomized controlled trial. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 47(6), 1–9. https://doi.org/10.36416/1806-3756/e20210254

Assini, L. C. (2012). Classes de comportamentos profissionais do psicólogo constituintes da classe prevenir comportamentos-problema. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina). https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95346

Association for the Treatment of Tobacco Use and Dependence. (2005). Core Competencies for Evidence-Based Treatment of Tobacco Dependence. https://www.attud.org/assets/docs/Standards.pdf

Bittencourt, L., Cruz, R. C., & Scarinci, I. C. (2014). Seleção e capacitação para o tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde: Perspectivas de gestores e profissionais de saúde no estado do Paraná, Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(4), 645–654. http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000400006&lng=pt&tlng=pt

Botomé, S. P. (2013). O conceito de comportamento operante como problema. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 9(1), 19–46. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v9i1.2130

Bowman, J., Fletcher, A., Wiggers, J., Anderson, A., McElwaine, K., Bartlem, K., Wilkinson, D., & Wye, P. (2013). Psychologists and smoking cessation intervention: Unrealised potential. Journal of Smoking Cessation, 8(2), 76–84. https://doi.org/10.1017/jsc.2013.24

Brasil. (2011). Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 5 de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília-DF. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN52011.pdf

Brasil. (2015). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: O cuidado da pessoa tabagista. In Cadernos de Atenção Básica, (Vol. 40, pp. 1–154). Brasília-DF. http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_40.pdf

Chan, S. S., Leung, D. Y., Jiang, C., Yang, L., Deng, L. Z., & Lam, T. H. (2011). Building capacity in smoking cessation counseling among health care professionals in China. Asian perspectives and evidence on health promotion and education, (pp. 317–325). Springer. https://doi.org/10.1007/978-4-431-53889-9

Cianca, B. C., Panosso, M. G., & Kienen, N. (2020). Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos: Caracterização da produção científica brasileira de 1998-2017. Perspectivas em Análise do Comportamento, 11(2), 114–136. https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.01

Conti, A. A., Tolomeo, S., Steele, J. D., & Baldacchino, A. M. (2020). Severity of negative mood and anxiety symptoms occurring during acute abstinence from tobacco: A systematic review and meta-analysis. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 115, 48–63. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2020.04.018

Correa, J. B., Lawrence, D., McKenna, B. S., Gaznick, N., Saccone, P. A., Dubrava, S., Doran, N., & Anthenelli, R. M. (2021). Psychiatric Comorbidity and Multimorbidity in the EAGLES Trial: Descriptive Correlates and Associations With Neuropsychiatric Adverse Events, Treatment Adherence, and Smoking Cessation. Nicotine and Tobacco Research, 23(10), 1646–1655. https://doi.org/10.1093/ntr/ntab056

Danna, M. F., & Matos, M. A. (1999) Ensinando observação: Uma introdução (4ª ed.) Edicon.

Dos Santos, G. C. V., Kienen, N., Viecili, J., Botomé, S. P., & Kubo, O. M. (2009). “Habilidades” e “Competências” a desenvolver na capacitação de psicólogos: Uma contribuição da Análise do Comportamento para o exame das diretrizes curriculares. Interação em Psicologia, 13(1), 131–145. https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/12279/10492

Freire, F. M. D. S., & Pichelli, A. A. W. S. (2010). Princípios norteadores da prática psicológica na atenção básica: Em busca da integralidade. Psicologia: Ciência e profissão, 30(4), 840–853. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000400013&lng=pt&nrm=iso

García-Gómez, L., Hernández-Pérez, A., Noé-Díaz, V., Riesco-Miranda, J. A., & Jiménez-Ruiz, C. (2019). Smoking cessation treatments: current psychological and pharmacological options. Revista de Investigación Clínica, 71(1), 7–16. https://doi.org/10.24875/RIC.18002629

Gavazzoni, J. A., & Marinho-Casanova, M. L. (2011). Tratamento analítico-comportamental do tabagismo. In S. O. V. Nunes, & M. R. P. de Castro. (Orgs.). Tabagismo: Abordagem, prevenção e tratamento (pp. 195–219). EDUEL.

Kienen, N., Kubo, M. O., & Botomé, S. P. (2013). Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: Alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 21(4), 481–494. https://www.redalyc.org/pdf/2745/274528983006.pdf

Lopes, F. M., & Silveira, K. M. (2020). Efeito de estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais no tratamento do tabagismo. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 16(1), 59–66. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872020000100009&lng=pt&nrm=iso

Mantey, D. S., Clendennen, S. I., Sumbe, A., Wilkinson, A. V., & Harrell, M. B. (2022). Perceived stress and E-cigarette use during emerging adulthood: A longitudinal examination of initiation, progression, and continuation. Preventive medicine, 160, 107080. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2022.107080

Marcolini, J. V. P., Sahão, F. T., & Kienen, N. (2022). Prática humanizada: Comportamentos a constituírem a atuação de profissionais nos serviços de saúde. In A. K. de-Farias, & C. R. Kirchner (Orgs.). Análise do comportamento aplicada na atenção primária, secundária e terciária à saúde (pp. 53–74). Artmed.

Marquezini, F. B. (2019). A terapia cognitiva-comportamental aplicada ao tratamento da dependência química. Revista Científica Universitas, 6(3), 11–18. http://revista.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/730

Nunes, D. P., Lange, M. C., Zimmermann, L. M., Piovesan, É. J., & Scarinci, I. C. (2021). Intervenção para cessação do tabagismo em pacientes internados por AVC. Revista Psicologia e Saúde, 13(2), 33–49. https://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1096

Pbert, L., Ockene, J. K., Ewy, B. M., Leicher, E. S., & Warner, D. (2000). Development of a state wide tobacco treatment specialist training and certification programme for Massachusetts. Tobacco Control, 9(4), 372–381. https://doi.org/10.1136/tc.9.4.372

Peuker, A. C. W. B., & Bizarro, L. (2015). Características do processo de cessação do tabagismo na abstinência prolongada. Contextos Clínicos. 8(1), 87–98. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822015000100010&lng=pt&nrm=iso

Portes, L. H., Campos, E. M. S., Teixeira, M. T. B., Caetano, R., & Ribeiro, L. C. (2014). Ações voltadas para o tabagismo: análise de sua implementação na Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 19(2), 439–448. https://doi.org/10.1590/1413-81232014192.04702013

Santos, M. D. D. V., Santos, S. V., & Caccia-Bava, M. D. C. G. G. (2019). Prevalência de estratégias para cessação do uso do tabaco na Atenção Primária à Saúde: Uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 24(2), 563–572. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.27712016

Scarinci, I. C., Kienen, N., Wiltenburg, T. D., Bittencourt, L., & Person, S. D. (2022). Efficacy of a gender-relevant smoking cessation intervention among women in Brazil: Findings from a group randomized controlled trial. Journal of Women's Health, 31(11), 1620–1629. https://doi.org/10.1089/jwh.2021.0443

Schultz, V., & Cruz, R. M. (2009). Avaliação de competências profissionais e formação de psicólogos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(3), 117–127. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1809-52672009000300013 & lng=pt tlng=pt

Seabra, C. R., Faria, H. M. C., & dos Santos, F. R. (2011). O Tabagismo em uma perspectiva biopsicossocial. CES Revista, 25(1), 321–336. http://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cesRevista/article/view/658

Sheffer, C. E., Barone, C. P., & Anders, M. E. (2009). Training health care providers in the treatment of tobacco use and dependence: Pre‐and post‐training results. Journal of Evaluation in Clinical Practice, 15(4), 607–613. https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2008.01058.x

Taylor G. M. J., Lindson N., Farley A., Leinberger-Jabari A., Sawyer K., te Water Naudé R., Theodoulou A., King N., Burke C., Aveyard P. (2021). Smoking cessation for improving mental health. Cochrane Database of Systematic Reviews, 3. https://doi.org/10.1002/14651858.CD013522.pub2

Tobacco Use and Dependence Guideline Panel. (2008). Treating tobacco use and dependence: 2008 update. US Department of Health and Human Services. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK63952/

World Health Organization. (2003). Adherence to long-term therapies: evidence for action. World Health Organization.

World Health Organization. (2022). Tobacco. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/tobacco

Fontes de informações:

* Allred, B. B., Snow, C., & Miles, R. E. (1996). Characteristics of managerial careers in the 21st century. Academy of Management Executive, 10(4), 17–27. https://search.library.wisc.edu/article/cdi_proquest_journals_210523797

* Caballo, V. E. (2002) A inoculação do stress. In Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento (pp. 557–579). Santos.

* Cropsey, K. L., Hendricks, P. S., Jardin, B. F., Koutsky, J. R., & Sephton, S. E. (2014). UAB Smoking Cessation Treatment. Fidelity Scoring Sheet. Adapted from original document. [Não publicado].

* Freitas, L. D. P. P., Marçal, L. S., Barroso, A. P. N. B., dos Santos, J. A., & Ferraz, T. C. P. (2021). Conhecendo as habilidades de regulação emocional em Terapia Comportamental Dialética (DBT). ANALECTA – Centro Universitário Academia, 6(3), 1–21. http://seer.uniacademia.edu.br/index.php/ANL/article/view/2763

* Miller, W. R., & Butler, C.C. (2009). Entrevista motivacional no cuidado em saúde: Ajudando pacientes a mudar o comportamento. Artmed.

* Miller, W. R., & Rollnik, S. (2007). Entrevista motivacional: Preparando as pessoas para a mudança de comportamentos adictivos. Artmed.

* Mosser, G., & Begun, J. W. (2015). Competências dos membros de equipe de saúde. In G. Mosser, G., & J. W. Begun. Compreendendo o trabalho em equipe na saúde (pp. 121–132). AMGH.

* Odelius, C. C., Ono, R. N., Abbad, G. S., & Albuquerque, P. H. M. (2016). Atitudes e habilidades sociais para trabalho em equipe: Desenvolvimento de uma escala. Revista de Administração Contemporânea, 20(2), 175–196. https://www.scielo.br/j/rac/a/MVKFb8gcPzkKxbPm5YPMqGc/?lang=pt&format=pdf

* Rasmussen, L. J., & Sieck, W. R. (2015). Culture-general competence: Evidence from a cognitive field study of professionals who work in many cultures. International Journal of Intercultural Relations, 28, 1–16. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijintrel.2015.03.014

* Wright, J. H., Brown, G. K., Thase, M. E., & Basco, M. R. (2018). Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: Um guia ilustrado. Artmed.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Kienen, N., Wiltenburg, T. D. ., Almeida , C. de G. F. de ., Oliveira , N. R. de ., Ribeiro, M. ., & Scarinci, I. C. . (2024). Inserção do Psicólogo em Programas de Cessação do Uso de Produtos do Tabaco: Comportamentos Básicos. Revista Psicologia E Saúde, 16(2), e16212319. https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2319

Edição

Seção

Relatos de pesquisa