Perspectivas Profissionais e Maternas no Transtorno do Espectro Autista: Paradigmas e Cuidados em Saúde Mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2476

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, relações profissional-família, relações familiares

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, com algumas abordagens enfocando a reabilitação e outras enfatizando o suporte da saúde mental e atenção psicossocial. Este artigo objetiva compreender sentidos sobre o Transtorno do Espectro Autista e das relações familiares da criança com o transtorno, à luz dos paradigmas psiquiátrico e psicossocial, a partir da perspectiva de profissionais de saúde e de mães. Método: Os participantes estiveram vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em Campo Grande, MS, dentre eles, quatro profissionais de saúde e três mães. Utilizou-se abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e corte transversal. Fora aplicado questionário para equipe de saúde e realizada entrevista com mães. Resultados: Os resultados, tratados pela Análise de Conteúdo Temática, revelaram perspectivas sobre déficits do transtorno, influenciados por comportamentos desafiadores, como crises de nervosismo, dificuldades alimentares e distúrbios do sono em crianças. Paralelamente, emergiram visões que destacaram potencialidades do transtorno, especialmente nas relações afetivas e transformações pessoais. Discussões e Considerações Finais: Destaca-se a necessidade de articulações transdisciplinares na instrumentalização dos serviços, de modo a privilegiar potencialidades do infante, superar preconceitos e contribuir com práticas holísticas.

Biografia do Autor

Amanda Pereira Risso Saad, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGSD-UFMS); mestre pelo referido Programa. Especialista em Mídias na Educação pela UFMS. Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Psicóloga Clínica Infantojuvenil.

Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e pesquisador sênior permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD), da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Geisa Alessandra Cavalcante de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGSD-UFMS). Mestre pelo Programa de Saúde da Família (PPGSF- UFMS).  Assistente social, servidora pública da UFMS.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Pereira Risso Saad, A., Haidamus de Oliveira Bastos, P. R., & Cavalcante de Souza, G. A. (2024). Perspectivas Profissionais e Maternas no Transtorno do Espectro Autista: Paradigmas e Cuidados em Saúde Mental. Revista Psicologia E Saúde, 16(2), e1692476. https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2476

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Seção

Artigos