Reconhecimento Social, Identidade e Linguagem: Primeiros Fragmentos de uma Pesquisa Sobre Perspectivas Teóricas Atuais no Contexto da Psicologia Social
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.40Resumo
Este trabalho se propõe apresentar as reflexões que levaram à formulação do projeto de Iniciação Científica que dá título ao presente texto. Este projeto de Iniciação Científica é vinculado ao projeto “Identidade e Reconhecimento: uma análise das principais teorias da atualidade e suas apropriações pela Psicologia Social Crítica para pensar a incorporação do Outro na esfera pública”, financiado pela FUNCAP e coordenado pelo Prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima, da UFC. Apresentar-se-á uma problematização do ideal de ciência proposto na modernidade – por filósofos como Galileo, Descartes, Bacon e Comte – e serão levantadas questões sobre as implicações ético-políticas de tal ideal, considerando a produção de conhecimentos como algo que pode servir à regulação de possibilidades humanas ou à emancipação humana. Serão trazidas considerações teóricas sobre a dinâmica entre o reconhecimento social e a constituição da identidade e em seguida será abordado o problema das classificações nosológico-psiquiátricas para a identidade dos sujeitos. Com essa pesquisa, portanto, busca-se trazer mais subsídios para a discussão sobre a Identidade e o Reconhecimento que já vem sendo realizada pela Psicologia Social Crítica brasileira por pesquisadores tais como Antonio Ciampa (1987), Juracy Almeida (2005) e Aluísio Lima (2010). Palavras-chave: Identidade, Reconhecimento, Psicologia Social CríticaDownloads
Como Citar
Gonçalves Neto, J. U., & de Lima, A. F. (2010). Reconhecimento Social, Identidade e Linguagem: Primeiros Fragmentos de uma Pesquisa Sobre Perspectivas Teóricas Atuais no Contexto da Psicologia Social. Revista Psicologia E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.40
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Seção
Relatos de pesquisa
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