Clima para Criatividade nas Organizações Empresariais: Construção e Validação de Instrumento

Autores

  • Mari Lucia Figueiredo FATEC- Catanduva

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v9i1.472

Palavras-chave:

Clima organizacional, Criatividade, Avaliação, Empresas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais. Três estudos foram realizados sendo os dois primeiros para construção da escala e o terceiro para a verificação da sua estrutura interna. A amostra dos dois primeiros estudos foi composta por 10 juízes e, no terceiro estudo, por 940 trabalhadores de organizações públicas e privadas, sendo 500 do sexo masculino e 440 do sexo feminino com idades, compreendendo entre 18 a 64 anos. O instrumento continha 94 itens e 13 variáveis e foi avaliada pela análise fatorial exploratória. A escala final ficou composta de 61 itens e sete fatores. Esses sete fatores explicam 44,31% da variância do construto, possuem alpha de Cronbach superior a.73.  Os resultados indicaram evidências de validade e também de precisão.

Biografia do Autor

Mari Lucia Figueiredo, FATEC- Catanduva

Doutora em Psicologia como Profissão e Ciência e Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora no Programa de Graduação nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (FATEC).

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Publicado

2017-04-27

Como Citar

Figueiredo, M. L. (2017). Clima para Criatividade nas Organizações Empresariais: Construção e Validação de Instrumento. Revista Psicologia E Saúde, 9(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v9i1.472

Edição

Seção

Artigos