Representação Social da Psicologia Organizacional e do Trabalho em Contexto Escolar

Autores

  • Idonézia Collodel Benetti
  • Joao Paulo Roberti Junior
  • Fernanda Ax Wilhelm
  • Ana Paula da Rosa Deon
  • Jaqueline Silva da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.20435/2177093X2016107

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar 20 colaboradores em quatro escolas particulares na região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, no intuito de investigar como o corpo administrativo dessas instituições percebe a atuação do psicólogo nessa modalidade de organização. Com delineamento de levantamento de dados, ancorado em parâmetros exploratórios e descritivos e abordagem qualitativa, a pesquisa trouxe como resultado a clara importância do psicólogo nas organizações, porém com uma representação baseada na atuação calcada em modelos clínicos. As questões organizacionais ficaram à deriva; não houve menção à figura do psicólogo como alguém que deveria ter o compromisso de conhecer a realidade do mundo do trabalho, especialmente a realidade social local, para poder compreender os fenômenos que se estabelecem no mundo corporativo. Assim, as instituições laborais continuam necessitando de ajuda nas questões que abrangem tanto a organização, quanto a qualidade de vida e saúde mental do seu quadro funcional.

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Publicado

2016-06-16

Como Citar

BENETTI, Idonézia Collodel; ROBERTI JUNIOR, Joao Paulo; WILHELM, Fernanda Ax; DA ROSA DEON, Ana Paula; DA ROSA, Jaqueline Silva. Representação Social da Psicologia Organizacional e do Trabalho em Contexto Escolar. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 1, n. 8, 2016. DOI: 10.20435/2177093X2016107. Disponível em: https://pssa.ucdb.br/pssa/article/view/487. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos