Contribuições da Psicologia para área do marketing e do conceito de consumidor: uma perspectiva histórica

Autores

  • Carmen Silvia Porto Brunialti Justo CUML - Centro Universitário Moura Lacerda
  • Marina Massimi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v9i2.493

Palavras-chave:

marketing e Psicologia na história, conceito de consumidor, Psicologia do consumidor

Resumo

O artigo visa a uma reconstrução histórica do encontro entre as áreas do Marketing e da Psicologia nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do século XXI. Nesse âmbito, aborda especificamente o surgimento dos estudos sobre o conceito de consumidor na Psicologia, na área rotulada de Psicologia do Consumidor, e a consolidação dos estudos sobre comportamento do consumidor no campo do Marketing. Foi utilizada a metodologia de investigação histórica apoiada na historiografia da Psicologia Científica. Conclui-se que a Psicologia e os estudos psicológicos foram fundamentais para o surgimento do Marketing e da Psicologia do Consumidor. No Marketing Contemporâneo, o que se constata é um esforço enorme de pesquisadores e profissionais de mercado em se aproximar cada vez mais dos consumidores de uma forma mais concreta, individualizada e saudável.

Biografia do Autor

Carmen Silvia Porto Brunialti Justo, CUML - Centro Universitário Moura Lacerda

Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Graduação em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos. Coordenadora e Docente no Curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro Universitário Moura Lacerda. 

Marina Massimi, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras - USP de Ribeirão Preto. Área de especialidade: história da psicologia.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Justo, C. S. P. B., & Massimi, M. (2017). Contribuições da Psicologia para área do marketing e do conceito de consumidor: uma perspectiva histórica. Revista Psicologia E Saúde, 9(2), 107–120. https://doi.org/10.20435/pssa.v9i2.493

Edição

Seção

Artigos