O atendimento à criança excepcional no instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949)

Autores

  • Erika Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais
  • Deolinda Armani Turci Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ciléia Saori Hamada de Miranda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolline de Souza Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v9i2.521

Palavras-chave:

Instituto Pestalozzi, deficiência intelectual, criança excepcional, historiografia da Psicologia.

Resumo

O Instituto Pestalozzi foi fundado em Belo Horizonte, MG, em 1935, como uma escola para crianças com deficiência intelectual. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como era realizado o atendimento à criança excepcional nessa instituição durante a década de 1940. Utilizando como referencial a historiografia da psicologia, foram analisados 33 prontuários de crianças atendidas no Instituto no período em questão. Esses documentos revelaram que as crianças passavam por uma avaliação médica, psicológica e educacional. A avaliação psicológica incluía a aplicação de testes de inteligência e, geralmente, identificava um QI abaixo da média. Os prontuários indicam também as recomendações de tratamento que eram feitas aos pacientes, bem como sua evolução escolar. Observa-se que o Instituto Pestalozzi exerceu importante papel na educação da criança excepcional em um período histórico em que era comum seu alijamento do sistema público de ensino.

Biografia do Autor

Erika Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de História da Psicologia. Departamento de Psicologia - Faculdade de Fiosofia e Ciências Humanas - UFMG.

Deolinda Armani Turci, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ciléia Saori Hamada de Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Carolline de Souza Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Lourenço, E., Turci, D. A., Miranda, C. S. H. de, & Martins, C. de S. (2017). O atendimento à criança excepcional no instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949). Revista Psicologia E Saúde, 9(2), 77–89. https://doi.org/10.20435/pssa.v9i2.521

Edição

Seção

Artigos