Burnout em docentes universitários

Autores

  • Ivone Félix de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Helenides Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Goiás,
  • Daniela Sacramento Zanini Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.8

Resumo

Este estudo objetivou analisar a influência que as variáveis sociodemográficas (gênero, titulação máxima, área de atuação) e o comprometimento organizacional afetivo (COA) exercem no desenvolvimento do burnout (em suas dimensões exaustão, cinismo e ineficácia). Participaram da pesquisa 233 professores de uma universidade situada no Centro-Oeste do Brasil. Os instrumentos utilizados foram Maslach Burnout Inventory, questionário de avaliação do comprometimento afetivo e questões referentes às variáveis sociodemográficas. Valeu-se para as análises estatísticas, do teste t, da análise de variância e das regressões lineares múltiplas. Observou-se que as variáveis sociodemograficas antecedem ao comprometimento e ao burnout e que o (des)comprometimento pode exercer influência no desenvolvimento dessa síndrome. Palavras-chave: burnout; docentes universitários; comprometimento organizacional

Como Citar

de Sousa, I. F., Mendonça, H., & Zanini, D. S. (2009). Burnout em docentes universitários. Revista Psicologia E Saúde, 1(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.8

Edição

Seção

Artigos