Estratégias de Enfrentamento e Otimismo de Crianças com Câncer e Crianças Sem Câncer

Autores

  • Larissa Bessert Pagung Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Patrocinio Pedroza Canal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Daniela Dadalto Ambrozine Missawa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alessandra Brunoro Motta Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v9i3.470

Palavras-chave:

crianças, crianças com câncer, otimismo, estratégias de enfrentamento.

Resumo

No tratamento contra o câncer, crianças precisam lidar com estressores da doença utilizando estratégias de enfrentamento (coping) que contribuam para uma adaptação positiva. Variáveis pessoais, como o otimismo, podem afetar o enfrentamento da doença. Este estudo descritivo teve como objetivo investigar as estratégias de enfrentamento e o otimismo em crianças com e sem câncer. Participaram 4 crianças com câncer e 4 crianças sem câncer, que responderam aos instrumentos: Entrevista de Expectativas Otimistas e Pessimistas e Escala de Enfrentamento. Os dados foram analisados qualitativamente. Verificou-se que todas as crianças se mostraram otimistas. Sobre o enfrentamento, as crianças com câncer referiram mais busca de suporte, resolução de problemas, isolamento, fuga e oposição; e as crianças sem câncer reportaram mais busca de suporte, resolução de problemas, esquiva e fuga. No geral, as crianças não se diferenciaram em termos do otimismo e ambos os grupos referiram maior uso de estratégias de enfrentamento adaptativas positivas.

Biografia do Autor

Larissa Bessert Pagung, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade do Federal do Espírito Santo (UFES).

Cláudia Patrocinio Pedroza Canal, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade do Federal do Espírito Santo (UFES).

Daniela Dadalto Ambrozine Missawa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade do Federal do Espírito Santo (UFES).

Alessandra Brunoro Motta, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade do Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

Pagung, L. B., Canal, C. P. P., Missawa, D. D. A., & Motta, A. B. (2017). Estratégias de Enfrentamento e Otimismo de Crianças com Câncer e Crianças Sem Câncer. Revista Psicologia E Saúde, 9(3), 33–46. https://doi.org/10.20435/pssa.v9i3.470

Edição

Seção

Artigos