Trabalho em Equipe na Atenção Básica à Saúde: Pesquisa Bibliográfica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v12i1.669

Keywords:

trabalho em equipe, atenção básica à saúde, interdisciplinaridade

Abstract

O objetivo foi analisar os aspectos conceituais do trabalho em equipe na atenção básica à saúde mediante pesquisa bibliográfica. Foram selecionados artigos indexados no período de 2003 a 2013, nas bases de dados LILACS e SciELO, com o tema trabalho em equipe na atenção básica. Para análise do material selecionado, foram utilizadas técnicas de leitura. Foram evidenciadas três categorias: a) Construção coletiva de práticas de saúde com objetivos comuns, como estratégia na produção do cuidado; b) Rede de relações, interações e integrações entre profissionais de saúde, corresponsabilizando os agentes técnicos na produção do cuidado; c) Interdisciplinaridade nas ações de saúde, envolvendo os saberes profissionais como estratégia para cuidado da população. Em suma, o trabalho em equipe favorece ruptura da assistência centrada no modelo biomédico, superando relações verticalizadas e saberes fragmentados, bem como construindo novas estratégias de intervenção na comunidade.

Author Biographies

Bárbara Emanuely de Brito Guimarães, Universidade Federal da Bahia-Instituto Multidisciplinar em Saúde

Mestra em Saúde Coletiva, na área de concentração de epidemiologia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com bolsa CAPES. Graduada em Psicologia pela UFBA-IMS, com bolsa UFBA/PIBIC.

Andréa Batista de Andrade Castelo Branco, Universidade Federal da Bahia-Instituto Multidisciplinar em Saúde

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Published

2020-02-07

How to Cite

Guimarães, B. E. de B., & Castelo Branco, A. B. de A. (2020). Trabalho em Equipe na Atenção Básica à Saúde: Pesquisa Bibliográfica. Revista Psicologia E Saúde, 12(1), 143–155. https://doi.org/10.20435/pssa.v12i1.669

Issue

Section

Articles