Fatores Associados ao Alto Nível de Estresse em Professores Universitários durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2992Palavras-chave:
saúde mental, estresse ocupacional, docentes, ensino superior, pandemiaResumo
Introdução: A pandemia da covid-19 pode ter intensificado o nível de estresse entre professores universitários, agravando os desafios no ambiente de trabalho. Objetivo: Analisar a prevalência e os fatores demográficos, de estilo de vida, trabalho e saúde mental associados a altos níveis de estresse entre professores universitários durante a pandemia da covid-19. Método: Estudo observacional, transversal e quantitativo, com 607 professores de instituições públicas de Mato Grosso. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Resultados: 51,56% dos professores apresentavam alto nível de estresse no trabalho. No modelo final, permaneceram associadas as variáveis: impacto do trabalho na saúde mental (p<0,001); falta de recursos físicos e materiais (p=0,001); insatisfação no relacionamento com colegas (p=0,022); falta de engajamento profissional (p=0,022); depressão (p<0,001) e; distúrbios do sono (p=0,002). O contrato temporário (p=0,023) foi um fator protetor. Discussão: O alto nível de estresse relatado pode ter impactos prejudiciais à saúde e à qualidade do ensino. Conclusão: Os achados fornecem um diagnóstico situacional que pode subsidiar políticas e estratégias voltadas à promoção do bem-estar no ambiente universitário nacional.
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