Saúde Mental de Crianças e Adolescentes: A Rede na Clínica-Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.vi.1073

Palavras-chave:

saúde mental, assistência à saúde, criança, adolescente, Psicologia Clínica

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a configuração da rede de cuidado em saúde mental da infância e adolescência em Quixadá, Ceará, partindo dos pacientes atendidos na clínica-escola de psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá. Trata-se de uma pesquisa documental e de natureza quantitativo-exploratória. Os dados foram analisados a partir do modelo estatístico descritivo. A clientela é, predominantemente, de meninos, de 4 a 12 anos, residentes no município de Quixadá e que não estão e nem estiveram em outros serviços de saúde, educação ou assistência social para tratar da queixa apresentada. Diante disso, acreditamos que a clínica-escola tem um grande valor social, dando o suporte aos equipamentos da rede, uma vez que a rede formal de cuidados não possui uma instituição de referência nesse tipo de atendimento.

Biografia do Autor

Carla Renata Braga de Souza, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Psicanalista e Psicóloga pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente, coordenadora da Especialização em Saúde Mental e orientadora de iniciação científica na Universidade Católica de Quixadá (Unicatólica). Coordena o Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado no polo Sertão Central do Ceará, no campo da Psicanálise e Saúde Coletiva. Membro da Clio − Associação de Psicanálise.

Lucas de Oliveira Saraiva Leão, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Pós-graduando em Psicologia do Trânsito e Psicologia Organizacional pela Faculdade Dom Alberto. Psicólogo pela Universidade Católica de Quixadá  (Unicatólica). Atua no Projeto Virando o Jogo pela Vice-Governadoria do Estado do Ceará.

Patrícia Régia Oliveira de Araújo, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Pós-graduanda em Saúde Mental e Psicóloga pela Universidade Católica de Quixadá. (Unicatólica). Atua no Núcleo da Coordenadoria de Alternativas Penais de Quixadá, CE

Matheus Tierry Borges Lima Lopes, Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)

Acadêmico de Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Bolsista voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Católica de Quixadá (Unicatólica). Extensionista do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica da Unicatólica e do Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Tais Bleicher, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Saúde Coletiva. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura. Psicóloga. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica, assessora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), líder do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas Psicossociais de São Carlos; e coordenadora do Programa de Extensão Vida Universitária e Saúde Mental. Compõe a comissão institucional de estudo da Política de Saúde Mental da UFSCar.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

Braga de Souza, C. R., de Oliveira Saraiva Leão, L., Oliveira de Araújo, P. R., Borges Lima Lopes, M. T., & Bleicher, T. (2020). Saúde Mental de Crianças e Adolescentes: A Rede na Clínica-Escola. Revista Psicologia E Saúde, 136–175. https://doi.org/10.20435/pssa.vi.1073

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia e Saúde Coletiva