O Trabalho de Escuta no Hospital: Contribuições da Psicanálise à Luz de um Caso Clínico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2177

Palavras-chave:

Psicanálise, Clínica, Hospital

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo problematizar aspectos relacionados à maneira como um analista pode vir a desenvolver sua prática no contexto hospitalar, prática essa atravessada por dificuldades e tensionamentos de diferentes ordens. Interessa-nos sustentar, por meio de nossa elaboração, traços e elementos que apontam para a especificidade da prática analítica no hospital. Para isso, procedemos de maneira a marcar as diferenças existentes entre a psicanálise (que se interessa, antes de mais nada, pelo sujeito em sua singularidade) e a medicina (orientada por normas que têm como objetivo o alcance de um ideal de cura estabelecido). Utilizamos, para a construção de nossa argumentação, fragmentos de um caso clínico, sendo que, por meio de tais fragmentos, foi possível estabelecermos pontos que nos auxiliaram na reflexão sobre o trabalho analítico no contexto hospitalar.

Biografia do Autor

Diego Alonso Soares Dias, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicanalista e psicólogo pela PUC-Minas. Atua no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFMG.

Marina Mendonça Herzog, Centro Psíquico da Adolescência e Infância/Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (CEPAI/FHEMIG)

Especialista em Saúde, com ênfase em Saúde Cardiovascular, pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicanalista, psicóloga pelo Centro Psíquico da Adolescência e Infância da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (CEPAI/FHEMIG). Referência técnica em saúde mental.

Referências

Clavreul, J. (1983). A Ordem Médica: Poder e Impotência do Discurso Médico. Brasiliense.

Dalgalarrondo, P. (2000). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Artes Médicas.

Elia, L. (1995). Corpo e sexualidade em Freud e Lacan (2ª ed). Uapê.

Freud, S. (1996). Inibição, Sintoma e Angústia. In S. Freud, Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (vol. 17). Imago. (Trabalho original publicado em 1926).

Lacan, J. (1985). O Seminário- livro 7: A ética da psicanálise. Jorge Zahar. (Seminário proferido em 1959-60).

Lacan, J. (2005). O Seminário – livro 10: A angústia. Jorge Zahar. (Seminário proferido em 1962-1963).

Lacan, J. (2008). O Seminário – livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Jorge Zahar. (Seminário proferido em 1964).

Miller, J-A. (1997). O método psicanalítico. In J-A Miller, Lacan Elucidado: Palestras no Brasil. Jorge Zahar.

Moretto, M. L. T. (2001). O que pode um analista no hospital? Casa do Psicólogo.

Rodrigues, G. (2013). Um olhar em direção à morte. In M. Moura (Org.), Oncologia: Clínica do Limite Terapêutico? Psicanálise & Medicina, p. 123–131. Artesã Editora.

Soler, C. (1997). O Sujeito e o Outro II. In R. Feldstein, B. Fink, &M. Jaanus. Para Ler o Seminário 11 de Lacan: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Jorge Zahar.

Vieira, M. A. (2002). O lugar da psicanálise na medicina: Introdução a uma conferência de Jacques Lacan. Cadernos do IPUB, 8(21), 115–125.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Dias, D. A. S. ., & Herzog, M. M. . (2023). O Trabalho de Escuta no Hospital: Contribuições da Psicanálise à Luz de um Caso Clínico. Revista Psicologia E Saúde, 15(1), e15132177. https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2177

Edição

Seção

Dossiê: Psicanálise e Saúde