Psicoterapia Psicanalítica Infantil: Vivências Emocionais do Psicoterapeuta-Aprendiz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v14i1.1220

Palavras-chave:

psicoterapeuta-aprendiz, vivências emocionais, Psicoterapia Psicanalítica Infantil

Resumo

Os primeiros atendimentos na clínica-escola desencadeiam vivências emocionais nos psicoterapeutas-aprendizes, advindas de suas primeiras experiências com os fenômenos transferenciais e contratransferenciais presentes entre o par analítico. O artigo tem por objetivo analisar as vivências emocionais, percebidas e relatadas por psicoterapeutas-aprendizes durante o atendimento a crianças em psicoterapia psicanalítica. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, a partir da análise documental de relatórios dos atendimentos clínicos. A amostra foi constituída por sete psicoterapeutas-aprendizes, seus pacientes, com idades de 4 a 12 anos, e seus familiares. A partir da análise das vivências emocionais, foram construídas cinco categorias de emoção: angústia, alegria, insegurança, preocupação e satisfação. O estudo possibilitou refletir sobre as potencialidades das vivências emocionais dos aprendizes na clínica infantil. Além disso, demonstrou a importância da supervisão como espaço de escuta e acolhimento das emoções do psicoterapeuta-aprendiz e seus desdobramentos no atendimento às crianças na clínica psicanalítica.

Biografia do Autor

Amanda Vieira Teodoro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda no curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR.

Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente do Departamento de Psicologia e Psicanálise, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR.

Felipe de Souza Barbeiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR.

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Publicado

2022-06-09

Como Citar

Teodoro, A. V., Reis, M. E. B. T. dos, & Barbeiro, F. de S. (2022). Psicoterapia Psicanalítica Infantil: Vivências Emocionais do Psicoterapeuta-Aprendiz. Revista Psicologia E Saúde, 14(1), 35–48. https://doi.org/10.20435/pssa.v14i1.1220

Edição

Seção

Artigos