Avaliação da Satisfação de Usuários do CAPS em uma Capital do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2485Palavras-chave:
Avaliação em saúde, pesquisa sobre serviços de saúde, saúde mental, satisfação do pacienteResumo
Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem atendimento multiprofissional e funcionam em abordagem interdisciplinar, centrada na pessoa, na sua família e no território. No entanto, a eficiência do serviço depende do engajamento do usuário e, por isso, a sua satisfação é considerada um determinante fundamental. Método: Trata-se de estudo transversal, que correlaciona o perfil sociodemográfico e a satisfação de usuários de 13 CAPS em Curitiba, Paraná. Dados sociodemográficos foram coletados por meio de um questionário simples, já a satisfação dos usuários foi avaliada utilizando a Escala de Avaliação da Satisfação dos Pacientes com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). Resultados: Dos 100 participantes, 76% eram do sexo masculino, com idades entre 18 e 78 anos. A maioria estava desempregada (76%) e mais da metade (53%) tinha ensino médio incompleto. Com pontuação máxima de 80%, os usuários apresentaram-se contentes com o atendimento dos profissionais do CAPS. No entanto, foi identificada a necessidade de melhorar a comunicação dos planos terapêuticos e a infraestrutura do serviço. Conclusão: A satisfação dos usuários é alta, mas ainda é necessário investir na estrutura física e na comunicação entre a equipe e os pacientes, a fim de colaborar para eficiência dos tratamentos.
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