Estresse, Ansiedade e Depressão e Associação com Qualidade de Vida, Sexo e Uso de Psicofármacos em Estudantes Universitários: Estudo Transversal
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2495Palavras-chave:
saúde mental, qualidade de vida, estudantes, universidadesResumo
Introdução: A saúde mental de estudantes universitários é um problema de saúde pública em âmbito mundial e pode estar associada a pior qualidade de vida. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar a associação entre as variáveis estresse, ansiedade e depressão e qualidade de vida, sexo e uso de psicofármacos em estudantes universitários. Métodos: Estudo transversal, realizado de forma on-line, com 131 estudantes universitários, entre setembro e dezembro de 2022. A avaliação dos níveis de estresse, ansiedade e depressão foi realizada utilizando a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), e a qualidade de vida foi avaliada por meio do World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-Bref). Análises bivariadas foram realizadas para determinar a existência de associação entre as variáveis, a 5% de significância. Resultados: foram identificados altos níveis de estresse (89,30%), ansiedade (83,10%) e depressão (80,90%) entre os estudantes. Essas variáveis apresentaram associação negativa e estatisticamente significativa com a qualidade de vida. Observou-se associação estatisticamente significativa entre o uso de psicofármacos e as variáveis depressão, ansiedade e estresse. No entanto, não foi identificada associação significativa em relação ao sexo. Discussões e conclusões: Sintomas de estresse, ansiedade e depressão predispõem os estudantes universitários a menor qualidade de vida e estão associados ao uso de psicofármacos. O rastreamento e as intervenções psicológicas sobre esses sintomas podem contribuir para melhorar a percepção de qualidade de vida nesta população.
Referências
Abdullah, L. B. M. F. I., Mansor, N. S., Mohamad, M. A., & Teoh, S. H. (2021). Quality of life and associated factors among university students during the COVID-19 pandemic: A cross-sectional study. BMJ open, 11(10), e048446. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-048446
Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, 12(3), 44–52. https://dx.doi.org/10.24879/2018001200300544
Asif, S., Mudassar, A., Shahzad, T. Z., Raouf, M., & Pervaiz, T. (2020). Frequency of depression, anxiety and stress among university students. Pakistan Journal of Medical Sciences, 36(5), 971–976. https://doi.org/10.12669/pjms.36.5.1873
Aveiro-Róbalo, T., Garlisi-Torales, L., Chumán-Sánchez, M., Pereira-Victorio, C., Huaman-Garcia, M., Failoc-Rojas, V., & Valladares-Garrido, M. (2022). Prevalence and Associated Factors of Depression, Anxiety, and Stress in University Students in Paraguay during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(19), 12930. https://doi.org/10.3390/ijerph191912930
Cardoso, J. V., Gomes, C. F. M., Pereira Junior, R. J., Silva, D. A (2019). Estresse em estudantes universitários: Uma abordagem epidemiológica. Revista de enfermagem UFPE on line, 13(1), 1–7. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241547OR
Cruz, L. N., Polanczyk, C. A., Camey, S. A., Hoffmann, J. F., & Fleck, M. P. (2011). Quality of life in Brazil: Normative values for the WHOQOL-bref in a southern general population sample. Quality of life research, 20(7), 1123–1129. https://doi.org/10.1007/s11136-011-9845-3
Elm, E. V., Altman, D. G., Egger, M., Pocock, S. J., Gøtzsche, P. C., & Vandenbroucke, J. P. (2007). Strengthening the reporting of observational studies in epidemiology (STROBE) statement: Guidelines for reporting observational studies. BMJ (Clinical research ed.), 335(7624), 806–808. https://doi.org/10.1136/bmj.39335.541782.ad
Fleck, M. P., Louzada, S., Xavier, M., Chachamovich, E., Vieira, G., Santos, L., & Pinzon, V. (2000). Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Revista de Saúde Pública, 34(2), 178–183. https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012
Geprägs, A., Bürgin, D., Fegert, J. M., Brähler, E., & Clemens, V. (2022). The Impact of Mental Health and Sociodemographic Characteristics on Quality of Life and Life Satisfaction during the Second Year of the COVID-19 Pandemic-Results of a Population-Based Survey in Germany. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(14), 8734. https://doi.org/10.3390/ijerph19148734
Gundim, V. A., Encarnação, J. P., Fontes, S. K. R., Silva, A. A. F., Santos, V. T. C., & Souza, R. C. (2022). Transtornos Mentais Comuns e rotina acadêmica na graduação em Enfermagem: Impactos da pandemia de COVID-19. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (27), 21–37. https://doi.org/10.19131/rpesm.322
Kalauni, B. R., Joshi, Y. P., Paudel, K., Aryal, B., Karki, L., & Paudel, R. (2023). Depression, anxiety, and stress among undergraduate health sciences students during COVID-19 pandemic in a low resource setting: A cross-sectional survey from Nepal. Annals of Medicine and Surgery, 85(5), 1619–1625. https://doi.org/10.1097/MS9.0000000000000517
Karimi, M., & Brazier, J. (2016). Health, Health-Related Quality of Life, and Quality of Life: What is the Difference? PharmacoEconomics, 34(7), 645–649. https://doi.org/10.1007/s40273-016-0389-9
Kavvadas, D., Kavvada, A., Karachrysafi, S., Papaliagkas, V., Chatzidimitriou, M., & Papamitsou, T. (2023). Stress, Anxiety, and Depression Levels among University Students: Three Years from the Beginning of the Pandemic. Clinics and practice, 13(3), 596–609. https://doi.org/10.3390/clinpract13030054
Lipson, S. K., Lattie, E. G., & Eisenberg, D. (2019). Increased Rates of Mental Health Service Utilization by U.S. College Students: 10-Year Population-Level Trends (2007-2017). Psychiatric services (Washington, D.C.), 70(1), 60–63. https://doi.org/10.1176/appi.ps.201800332
Loiola, E. F., Costa, B. C., Oliveira, K. L. X., & Borges, L. de A. R. (2020). Transtornos mentais evidentes no sexo feminino. Revista Científica da FMC, 15(3), 72–76. https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.369.vol.15.n3.2020
Lopes, A. R., & Nihei, O. K. (2021). Depression, anxiety and stress symptoms in Brazilian university students during the COVID-19 pandemic: Predictors and association with life satisfaction, psychological well-being and coping strategies. PloS one, 16(10), e0258493. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0258493
Nugraha, D., Salamah, S., Luke, K., Wibowo, Z. K., Witarto, A. P., Deswima, C., Kloping, N. A., Witarto, B. S., Syamlan, A. T., Irzaldy, A., Rochmanti, M., Sari, D. R., Sakina, S., & Alkaff, F. F. (2023). Evaluation of Health-Related Quality of Life and Mental Health in 729 Medical Students in Indonesia During the COVID-19 Pandemic. Medical Science Monitor – International medical journal of experimental and clinical research, 29, e938892. https://doi.org/10.12659/MSM.938892
Oliveira, L. S., Oliveira, E. N., Costa, M. S. A., Campos, M. P., Vasconcelos, M. I. O., Costa, M. S. A., & Almeida, P. C. (2021). Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará / Life quality of students of a public university in Ceará state. Revista de Psicologia, 12(1), 72–85. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.6
Pinheiro, J. M. G., Macedo, A. B. T., Antoniolli, L., Dornelles, T. M., Tavares, J. P., & Souza, S. B. C. (2020). Quality of life, depressive and minor psychiatrics symptoms in nursing students. Revista Brasileira de Enfermagem, 73, e20190134. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0134
Santos, I. S., & Castro, R. C. A. de M. (2022). Qualidade de Vida dos Estudantes Universitários: Revisão de Literatura do período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Revista Cocar, 16(34). https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5164
Saraswathi, I., Saikarthik, J., Senthil Kumar, K., Madhan Srinivasan, K., Ardhanaari, M., & Gunapriya, R. (2020). Impact of COVID-19 outbreak on the mental health status of undergraduate medical students in a COVID-19 treating medical college: A prospective longitudinal study. PeerJ Hubs, 8, e10164. https://doi.org/10.7717/peerj.10164
Silva, R. C., Pereira, A. de A., & Moura, E. P. (2020). Qualidade de Vida e Transtornos Mentais Menores dos Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) – Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(2), e064. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190179
The WHOQOL Group. (1998). Development of the World Health Organization WHOQOL-BREF quality of life assessment. Psychological medicine, 28(3), 551–558. https://doi.org/10.1017/s0033291798006667
Vignola, R. C., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorders, 155, 104–109. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031
World Health Organization. (2022). World mental health report: Transforming mental health for all. World Health Organization. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
Yang, B. W., Zou, P., Chen, Q., Sun, L., Ling, X., Yang, H., Zhou, N. Y., Wang, L. H., Huang, L. P., Liu, J. Y., Yang, H. F., Cao, J., & Ao, L. (2022). Lifestyle-related risk factors correlated with mental health problems: A longitudinal observational study among 686 male college students in Chongqing, China. Frontiers in Public Health, 10, 1040410. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.1040410
Yang, L., Liu, Z., Shi, S., Dong, Y., Cheng, H., & Li, T. (2023). The Mediating Role of Perceived Stress and Academic Procrastination between Physical Activity and Depressive Symptoms among Chinese College Students during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(1), 773. https://doi.org/10.3390/ijerph20010773
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.