Estresse, Ansiedade e Depressão e Associação com Qualidade de Vida, Sexo e Uso de Psicofármacos em Estudantes Universitários: Estudo Transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2495

Palavras-chave:

saúde mental, qualidade de vida, estudantes, universidades

Resumo

Introdução: A saúde mental de estudantes universitários é um problema de saúde pública em âmbito mundial e pode estar associada a pior qualidade de vida. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar a associação entre as variáveis estresse, ansiedade e depressão e qualidade de vida, sexo e uso de psicofármacos em estudantes universitários. Métodos: Estudo transversal, realizado de forma on-line, com 131 estudantes universitários, entre setembro e dezembro de 2022. A avaliação dos níveis de estresse, ansiedade e depressão foi realizada utilizando a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), e a qualidade de vida foi avaliada por meio do World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-Bref). Análises bivariadas foram realizadas para determinar a existência de associação entre as variáveis, a 5% de significância. Resultados: foram identificados altos níveis de estresse (89,30%), ansiedade (83,10%) e depressão (80,90%) entre os estudantes. Essas variáveis apresentaram associação negativa e estatisticamente significativa com a qualidade de vida. Observou-se associação estatisticamente significativa entre o uso de psicofármacos e as variáveis depressão, ansiedade e estresse. No entanto, não foi identificada associação significativa em relação ao sexo. Discussões e conclusões: Sintomas de estresse, ansiedade e depressão predispõem os estudantes universitários a menor qualidade de vida e estão associados ao uso de psicofármacos. O rastreamento e as intervenções psicológicas sobre esses sintomas podem contribuir para melhorar a percepção de qualidade de vida nesta população.

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira Alves, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Érika de Cássia Lopes Chaves, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Mestrado em Ciências da Saúde e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Professora UNIFAL.

Eliza Mara das Chagas Paiva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutoranda e mestre em Enfermagem e enfermeira pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Rafael Lopes Chaves, Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS)

Graduando em Psicologia pela Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS).

Bárbara Guimarães Lourenço, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Marina das Dores Nogueira de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Enfermagem da UNIFAL.

Guilherme Antônio Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Enfermagem da UNIFAL.

Caroline de Castro Moura, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto I do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2025-01-22

Como Citar

Alves, B. de O., Chaves, Érika de C. L., Paiva, E. M. das C. ., Chaves, R. L. ., Lourenço, B. G. ., Oliveira, M. das D. N. de, Ribeiro, G. A. G., & Moura, C. de C. (2025). Estresse, Ansiedade e Depressão e Associação com Qualidade de Vida, Sexo e Uso de Psicofármacos em Estudantes Universitários: Estudo Transversal. Revista Psicologia E Saúde, 16(2), e16342495. https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2495

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Artigos