Percepções de Enfermeiras sobre Sua Comunicação com Adolescentes com Câncer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2655

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, Adolescente Hospitalizado, Oncologia, comunicação, enfermagem pediátrica

Resumo

Introdução: a comunicação efetiva com a equipe de enfermagem contribui para a redução do sofrimento dos adolescentes com câncer hospitalizados. Portanto, objetiva-se analisar as percepções de enfermeiras que atuam na oncologia pediátrica a respeito de sua comunicação com adolescentes com câncer. Método: estudo qualitativo exploratório, com oito enfermeiras que atuam na oncologia pediátrica em Porto Alegre, Brasil. A coleta dos dados ocorreu entre junho de 2021 e janeiro de 2022, e a análise das entrevistas transcritas ocorreu por meio da análise temática. Resultados: identificaram-se dois temas. Em “Diferentes abordagens na comunicação”, demonstram-se as estratégias utilizadas para a criação de vínculo com o adolescente, incluindo o bom-humor e a disciplina. No tema “Proximidade com a morte”, mostra-se a dificuldade das enfermeiras em lidar com a temática da terminalidade, representando uma barreira na comunicação. Discussão: a comunicação das enfermeiras é permeada de técnicas para o fortalecimento de vínculo. Contudo, a comunicação com o adolescente com câncer é permeada pela percepção de morte, impedindo que elas estejam emocionalmente disponíveis para prestar o suporte emocional necessário. Conclusão: a dificuldade dessas profissionais de entrar em contato com a morte representa uma barreira na comunicação, exigindo um preparo já na graduação para trabalhar com a temática.

Biografia do Autor

Fernanda Weston, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela PUCRS. Especialização em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Leonardo Möller, Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Graduando em Psicologia na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Danielle Paz dos Santos, Universidade Federal de Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Dan Pozza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e graduado em Psicologia pela PUCRS.

Irani Argimon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Católica de Valença (UCV). Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação, especialista em Toxicologia Aplicada, e graduada em Psicologia pela PUCRS. Professora titular da PUCRS. Bolsista de Produtividade 1C pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ana Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP), e em Ativação e Processos de Mudança na Formação Superior pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Weston, F. C. L. ., Souza, L. . M. P. de ., Santos, D. P. dos ., Pozza, D. R., Argimon, I. I. de L. ., & Dias, A. A. C. G. (2025). Percepções de Enfermeiras sobre Sua Comunicação com Adolescentes com Câncer. Revista Psicologia E Saúde, 16(2), e16382655. https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2655

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