Percepções de Enfermeiras sobre Sua Comunicação com Adolescentes com Câncer
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2655Palavras-chave:
Enfermagem oncológica, Adolescente Hospitalizado, Oncologia, comunicação, enfermagem pediátricaResumo
Introdução: a comunicação efetiva com a equipe de enfermagem contribui para a redução do sofrimento dos adolescentes com câncer hospitalizados. Portanto, objetiva-se analisar as percepções de enfermeiras que atuam na oncologia pediátrica a respeito de sua comunicação com adolescentes com câncer. Método: estudo qualitativo exploratório, com oito enfermeiras que atuam na oncologia pediátrica em Porto Alegre, Brasil. A coleta dos dados ocorreu entre junho de 2021 e janeiro de 2022, e a análise das entrevistas transcritas ocorreu por meio da análise temática. Resultados: identificaram-se dois temas. Em “Diferentes abordagens na comunicação”, demonstram-se as estratégias utilizadas para a criação de vínculo com o adolescente, incluindo o bom-humor e a disciplina. No tema “Proximidade com a morte”, mostra-se a dificuldade das enfermeiras em lidar com a temática da terminalidade, representando uma barreira na comunicação. Discussão: a comunicação das enfermeiras é permeada de técnicas para o fortalecimento de vínculo. Contudo, a comunicação com o adolescente com câncer é permeada pela percepção de morte, impedindo que elas estejam emocionalmente disponíveis para prestar o suporte emocional necessário. Conclusão: a dificuldade dessas profissionais de entrar em contato com a morte representa uma barreira na comunicação, exigindo um preparo já na graduação para trabalhar com a temática.
Referências
Abdelaal, M., Avery, J., Chow, R., Saleem, N., Fazelzad, R., Mosher, P., Hannon, B., Zimmermann, C., & Al-Awamer, A. (2023). Palliative care for adolescents and young adults with advanced illness: A scoping review. Palliative Medicine, 37(1), 88–107. https://doi.org/10.1177/02692163221136160
Bernardes, L. S., Rocha, I. C., & Barboza, M. C. N. (2013). A insatisfação profissional dos enfermeiros de um hospital público no centro oeste. Journal of Nursing and Health, 3(1), 62–73. https://doi.org/10.15210/jonah.v3i1.3506
Bian, W., Cheng, J., Dong, Y., Xue, Y., Zhang, Q., Zheng, Q., Song, R., & Yang, H. (2023). Experience of pediatric nurses in nursing dying children – A qualitative study. BMC nursing, 22(1), 1–7. https://doi.org/10.1186/s12912-023-01274-0
Biering, P., & Jensen, V. H. (2017). The concept of patient satisfaction in adolescent psychiatric care: A qualitative study. Journal of Child and Adolescent Psychiatric Nursing, 30(4), 162–169. https://doi.org/10.1111/jcap.12189
Blazin, L. J., Cecchini, C., Habashy, C., Kaye, E. C., & Baker, J. N. (2018). Communicating Effectively in Pediatric Cancer Care: Translating Evidence into Practice. Children (Basel, Switzerland), 5(3), 1–16. https://doi.org/10.3390/children5030040
Braun, V. & Clarke V. (2006) Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Caparso, C., Noble, E., McCoy, M., Vallerand, A., & Benkert, R. (2023). Understanding Dying Concerns in Parents With Advanced Cancer With Dependent Children for Their Coparent: A Phenomenological Study. Journal of hospice and palliative nursing. JHPN: the official Journal of the Hospice and Palliative Nurses Association, 25(5), 255–262. https://doi.org/10.1097/NJH.0000000000000956
Dobrozsi, S., Tomlinson, K., Chan, S., Belongia, M., Herda, C., Maloney, K., Long, C., Vertz, L., & Bingen, K. (2019). Education Milestones for Newly Diagnosed Pediatric, Adolescent, and Young Adult Cancer Patients: A Quality Improvement Initiative. Journal of Pediatric Oncology Nursing – Official journal of the Association of Pediatric Oncology Nurses, 36(2), 103–118. https://doi.org/10.1177/1043454218820906
Donovan, K. A., Knight, D., & Quinn, G. P. (2015). Palliative Care in Adolescents and Young Adults With Cancer. Cancer control – Journal of the Moffitt Cancer Center, 22(4), 475–479. https://doi.org/10.1177/107327481502200413
Ferreira, L. B., Oliveira, J. S. A., Gonçalves, R. G., Elias, T. M. N, Medeiros, S. M., Mororó, D. D. S. (2019). Cuidar de enfermagem às famílias de crianças e adolescentes hospitalizados. Revista de Enfermagem UFPE, 13(1), 23–31. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a237672p23-31-2019
Flavelle S. C. (2011). Experience of an adolescent living with and dying of cancer. Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, 165(1), 28–32. https://doi.org/10.1001/archpediatrics.2010.249
Funes, M. M., Moraes, M. W. de ., Cunha, M. L. da R., & Almeida, F. de A. (2020). Caring for cancer patients facing death: Nurse's perception and experience. Revista Brasileira de Enfermagem, 73, e20190686. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0686
Groves, K. A., Adewumi, A., Gerhardt, C. A., Skeens, M. A., & Suttle, M. L. (2022). Grief in critical care nurses after pediatric suffering and death. Annals of Palliative Medicine, 11(6), 1888–1899. https://doi.org/10.21037/apm-21-3225
Instituto Nacional de Câncer (INCA). (2016). Incidência, mortalidade e morbidade hospitalar por câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil: Informações dos registros de câncer e do sistema de mortalidade. INCA. http://www1.inca.gov.br/wcm/incidencia/2017/pdf/versao-completa.pdf
Instituto Nacional de Câncer (INCA). (2022). Estimativa 2023: Incidência de Câncer no Brasil. INCA. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2023.pdf.
Jamalimoghadam, N., Yektatalab, S., Momennasab, M., Ebadi, A., & Zare, N. (2017). Hospitalized adolescents' perception of dignity: A qualitative study. Nursing ethics, 26(3), 728–737. https://doi.org/10.1177/0969733017720828
Jamalimoghadam, N., Yektatalab, S., Momennasab, M., Ebadi, A., & Zare, N. (2019). How Do Hospitalized Adolescents Feel Safe? A Qualitative Study. The Journal of Nursing Research – JNR, 27(2), e14. https://doi.org/10.1097/jnr.0000000000000285
Kleinke, A. M., & Classen, C. F. (2018). Adolescents and young adults with cancer: aspects of adherence - a questionnaire study. Adolescent health, medicine and therapeutics, 9, 77–85. https://doi.org/10.2147/AHMT.S159623
Kourkouta, L., & Papathanasiou, I. V. (2014). Communication in nursing practice. Materia Socio-Medica, 26(1), 65–67. https://doi.org/10.5455/msm.2014.26.65-67
Ma, R. H., Zhao, X. P., Ni, Z. H., & Xue, X. L. (2021). Paediatric oncology ward nurses' experiences of patients' deaths in China: A qualitative study. BMC Nursing, 20(1), 1-8. https://doi.org/10.1186/s12912-021-00720-1
Maeda, K., Hasegawa, D., Urayama, K. Y., Tsujimoto, S., Azami, Y., Ozawa, M., & Manabe, A. (2018). Risk factors for psychological and psychosomatic symptoms among children with malignancies. Journal of Paediatrics and Child Health, 54(4), 411–415. https://doi.org/10.1111/jpc.13771
McLaughlin, C. A., Gordon, K., Hoag, J., Ranney, L., Terwilliger, N. B., Ureda, T., & Rodgers, C. (2019). Factors Affecting Adolescents' Willingness to Communicate Symptoms During Cancer Treatment: A Systematic Review from the Children's Oncology Group. Journal of Adolescent and Young Adult Oncology, 8(2), 105–113. https://doi.org/10.1089/jayao.2018.0111
Melnyk, B. M., Kelly, S. A., Stephens, J., Dhakal, K., McGovern, C., Tucker, S., Hoying, J., McRae, K., Ault, S., Spurlock, E., & Bird, S. B. (2020). Interventions to Improve Mental Health, Well-Being, Physical Health, and Lifestyle Behaviors in Physicians and Nurses: A Systematic Review. American Journal of Health Promotion – AJHP, 34(8), 929–941. https://doi.org/10.1177/0890117120920451
Nascimento, L. F. do, Arilo, L. de M. C., Silva, L. M. de O., & Oliveira, M. A. M. de. (2022). Compreensão da Morte e do Morrer: Um Estudo com Residentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 42, e233879. https://doi.org/10.1590/1982-3703003233879
Parker, C., Scott, S., & Geddes, A., (2019). Snowball Sampling. In P. Atkinson, S. Delamont, A. Cernat, J. W. Sakshaug, & R. A. Williams (Eds.), SAGE Research Methods Foundations. https://doi.org/10.4135/9781526421036831710
Paula Marques, E., Garcia, T. M. B., Anders, J. C., Luz, J. H. da, Rocha, P. K., & Souza, S. de. (2016). Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: Perspectivas da equipe de enfermagem. Escola Anna Nery, 20(3), e20160073. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160073
Pérez Vega, M. E., & Cibanal, L. J. (2016). Impacto psicosocial en enfermeras que brindan cuidados en fase terminal. Revista CUIDARTE, 7(1), 1210–1218. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v7i1.295
Santos, R. A. dos, & Moreira, M. C. N. (2014). Resilience and death: The nursing professional in the care of children and adolescents with life-limiting illnesses. Ciência & Saúde Coletiva, 19(12), 4869–4878. https://doi.org/10.1590/1413-812320141912.18862013
Santos, R. A. dos, & Moreira, M. C. N. (2014). Resilience and death: The nursing professional in the care of children and adolescents with life-limiting illnesses. Ciência & Saúde Coletiva, 19(12), 4869–4878. https://doi.org/10.1590/1413-812320141912.18862013
Sheehan, R., & Fealy, G. (2020). Trust in the nurse: Findings from a survey of hospitalised children. Journal of Clinical Nursing, 29(21/22), 4289–4299. https://doi.org/10.1111/jocn.15466
Sibiya, M. N. (2018). Effective Communication in Nursing. InTech. https://doi.org/10.5772/intechopen.74995
Siqueira, H. B. O. M., Pelegrin, A. K. A. P., Gomez, R. R. F., Silva, T. C. R. da, & Sousa, F. A. E. F. (2015). Percepção de adolescentes com câncer: Pesquisa fenomenológica. Revista da Abordagem Gestáltica, 21(1), 13–21. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672015000100003&lng=pt&tlng=pt
Souza, R. L. A., Mutti, C. F., Santos, R. P. D., Oliveira, D. C., Okido, A. C. C., Jantsch, L. B., & Neves, E. T. (2021). Hospitalization perceived by children and adolescents undergoing cancer treatment. Revista Gaúcha de Enfermagem, 42, e20200122. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200122
Souza, Tamara Santos de, & Gabarra, Letícia Macedo. (2019). O cuidado ao adolescente com câncer na perspectiva da equipe multiprofissional. Mudanças, 27(1), 37–44. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-32692019000100005&lng=pt&tlng=pt.
Srinivas, M., Kaye, E. C., Blazin, L. J., Baker, J. N., Mack, J. W., DuBois, J. M., & Sisk, B. A. (2022). Advice to Clinicians on Communication from Adolescents and Young Adults with Cancer and Parents of Children with Cancer. Children (Basel, Switzerland), 10(1), 1-14. https://doi.org/10.3390/children10010007
Vasconcelos, R. O., Rigo, D. de F. H., Marques, L. G. S., Nicola, A. L., Tonini, N. S., & Oliveira, J. L. C. de. (2017). Dimensioning of hospital nursing personnel: Study with Brazilian official parameters of 2004 and 2017. Escola Anna Nery, 21(4), e20170098. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0098
Vega, P. V., Rodriguez, R. G., Galdamez, N. S., Molina, C. F., Orellana, J. S., Villanueva, A. S., & Melo, J. B. (2017). Supporting in grief and burnout of the nursing team from pediatric units in Chilean hospitals. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 51, e03289. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017004303289
Villas-Bôas, M. E. (2015). O direito-dever de sigilo na proteção ao paciente. Revista Bioética, 23(3), 513–523. https://doi.org/10.1590/1983-80422015233088
Watson, J. (2005). Caring Science as Sacred Science. F. A. Davis.
Watson, J. (2008). Nursing: The Philosophy and Science of Caring (Edição revisada). University Press of Colorado, Boulder.
Weston, F. C. L., Pedroso, M. E., Santos, D. P. dos, & Dias, A. C. G. (2023). Comunicação de adolescentes hospitalizados com a equipe de enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e68547. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68547
Wiechula, R., Conroy, T., Kitson, A. L., Marshall, R. J., Whitaker, N., & Rasmussen, P. (2016). Umbrella review of the evidence: What factors influence the caring relationship between a nurse and patient? Journal of Advanced Nursing, 72(4), 723–734. https://doi.org/10.1111/jan.12862
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.