Crianças e Procedimentos Cirúrgicos: Efeitos da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701

Palavras-chave:

informação, crianças, preparação psicológica, procedimentos cirúrgicos

Resumo

A falta de conhecimentos e informações entre crianças expostas a procedimentos cirúrgicos pode estar relacionada funcionalmente a manifestações de ansiedade. O presente trabalho descreve uma revisão de literatura acerca dos efeitos da disponibilização de informação sobre os comportamentos de crianças expostas a cirurgias eletivas. Foram consultados os portais dos Periódicos CAPES, PROQUEST e SciELO, sem restrição de bases de dados. Os resultados, organizados em categorias funcionais, destacam: (a) crianças se beneficiam da familiarização prévia com a equipe e instruções sobre como lidar com situações desconfortáveis; (b) passeios guiados pelo hospital, livretos, teatro de fantoches, jogos e vídeos são formatos potencialmente eficazes para redução de ansiedade; e (c) a informação parece constituir um preditor de maior colaboração e redutor de preocupações dos acompanhantes. No entantoainda não há consenso sobre critérios de escolha de informação e efeitos sobre a colaboração comportamental das crianças com os procedimentos a serem executados.

Biografia do Autor

Aderson Luiz Costa Junior, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia.

Professor Associado.

Departamento de Psicologia Clínica. Instituto de Psicologia.

Universidade de Brasília

Sarah Mello, Universidade de Brasília

Estudante de graduação em Psicologia.

Universidade de Brasília

Lara Umbelina Moraes, Universidade de Brasilia

Estudante de graduação em Psicologia

Universidade de Brasília

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Costa Junior, A. L., Mello, S., & Moraes, L. U. (2019). Crianças e Procedimentos Cirúrgicos: Efeitos da Informação. Revista Psicologia E Saúde, 11(3), 97–109. https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701

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Artigos