Crianças e Procedimentos Cirúrgicos: Efeitos da Informação
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701Palavras-chave:
informação, crianças, preparação psicológica, procedimentos cirúrgicosResumo
A falta de conhecimentos e informações entre crianças expostas a procedimentos cirúrgicos pode estar relacionada funcionalmente a manifestações de ansiedade. O presente trabalho descreve uma revisão de literatura acerca dos efeitos da disponibilização de informação sobre os comportamentos de crianças expostas a cirurgias eletivas. Foram consultados os portais dos Periódicos CAPES, PROQUEST e SciELO, sem restrição de bases de dados. Os resultados, organizados em categorias funcionais, destacam: (a) crianças se beneficiam da familiarização prévia com a equipe e instruções sobre como lidar com situações desconfortáveis; (b) passeios guiados pelo hospital, livretos, teatro de fantoches, jogos e vídeos são formatos potencialmente eficazes para redução de ansiedade; e (c) a informação parece constituir um preditor de maior colaboração e redutor de preocupações dos acompanhantes. No entantoainda não há consenso sobre critérios de escolha de informação e efeitos sobre a colaboração comportamental das crianças com os procedimentos a serem executados.
Referências
Akca1, S. O., Gozen, D., & Akpinar, Y. Y. (2015). The effects of pre-op trainning on the anxiety levels of children in Corum/Turkey. Associação Médica Brasileira, 61(2), 121-125. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.61.02.121
Berghmans, J., Weber, F., Akoleyen C., Utens, E., Adriaenssens, P., Klein, J., & Himpe, D. (2012). Audiovisual aid viewing immediately before pediatric induction moderates the accompanying parents’ anxiety. Pediatric Anesthesia, 22, 386-392. doi: 10.1111/j.1460-9592.2011.03767.x
Canadian Psychological Association. (2014). “Psychology Works” Fact Sheet: Presurgical Preparation. Ottawa: CPA. Disponível em https://www.cpa.ca/docs/File/Publications/FactSheets/PsychologyWorksFactSheet_PresurgicalPreparation.pdf
Cuzzocrea, F., Gugliandolo, M. C., Larcan, R., Romeo, C., Turiaco, N., & Dominici, T. (2013). A psychological preoperative program: Effects on anxiety and cooperative behaviors. Pediatric Anesthesia, 23(2), 139-143. doi: 10.1111/pan.12100
Dolores D. D., Bayley, E. W., Olszewsky, P., & Gallagher, J. (2015). Parental satisfaction with pediatric preoperative assessment and education in a presurgical care center. Journal of PeriAnesthesia Nursing, 30(4), 290-300. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jopan.2014.04.004
Fernandes, S. C., Arriaga, P., & Esteves, F. (2014). Providing preoperative information for children undergoing surgery: A randomized study testing different types of educational material to reduce children’s preoperative worries. Health Education Research, 29(6), 1058-1076. doi: 10.1093/her/cyu066
Franck, L. S., & Spencer, C. (2005). Informing parents about anaesthesia for children's surgery: A critical literature review. Patient Education and Counseling, 59(2), 117-125. doi: 10.1016/j.pec.2004.11.002
Gordon, B. K., Jaaniste, T., Bartlett, K., Perrin, M., Jackson, A., Sandstrom, A., Charleston, R., & Sheehan, S. (2010). Child and parental surveys about pré-hospitalization information provision. Child: Care, Health and Development, 37(5), 727-733. doi: 10.1111/j.1365-2214.2010.01190.x
Kushnir, J., Djerassi, R., Sofer, T., & Kushnir, T. (2015). Threat perception, anxiety and noncompliance with preoperative fasting instructions among mothers of children attending elective same day surgery. Journal of Pediatric Surgery, 50, 869-874. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jpedsurg.2014.08.018
McLaughlin, E. N., & Gillespie, J. M. (2014). Pediatric procedural pain. In M. C. Roberts, B. S. Aylward, & Y. P. Wu (Orgs.), Clinical Practice of Pediatric Psychology (pp. 164-176). New York: The Guilford Press.
Nascimento, F. P. D., & Costa Junior, A. L. (2007). Preparação psicológica para admissão hospitalar de crianças: Uma breve revisão. Paideia, 17(37), 167-179.
Panella, J. J. (2016). Preoperative care of children: Strategies from a child life perspective. Associacion of periOperative Registered Nuerses Journal, 104(1), 12-19. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.aorn.2016.05.004
Rhodes, L., Nash, C., Moisan, A., Scott, D. C., Barkoh, K., Warner Jr, W. C., . . . Kelly, D. M. (2015). Does preoperative orientation and education alleviate anxiety in posterior spinal fusion patients? A prospective, randomized study. Journal of Pediatric Orthopaedics, 35(3), 276-279. doi: 10.1097/BPO.0000000000000260
Rice, M., Glasper, A., Keeton, D., & Spargo, P. (2008). The effect of a preoperative education programme on perioperative anxiety in children: An observational study. Pediatric Anesthesia, 18(5), 426-430. doi: 10.1111/j.1460-9592.2008.02490.x
Sartori, J., Espinoza, P., Díaz, M. S., Ferdinand, C., Lacassie, H. J., & González, A. (2015). Qué información preoperatoria desean los padres de niños que serán operados? Revista Chilena de Pediatría, 86(6), 399-403. doi: 10.1016/j.rchipe.2015.06.021
Smith, L., & Callery, P. (2005). Children's accounts of their preoperative information needs. Journal of Clinical Nursing, 14(2), 230-238. doi: 10.1111/j.1365-2702.2004.01029.x
Tabrizi, J. S., Seyedhejazi, M., Fakhari, A., Ghadimi, F., Hamidi, M., & Taghizadieh, N. (2015). Preoperative education and decreasing preoperative anxiety among children aged 8-10 years old and their mothers. Anesthesiology and Pain Medicine, 5(4), 01-05. doi: 10.5812/aapm.25036
Wright, K. D., Stewart, S. H., & Finley, G. A. (2013). Is temperament or behavior a better predictor of preoperative anxiety in children? Children's Health Care, 42(2), 153-167. doi: 10.1080/02739615.2013.766110
Wright, K. D., Stewart, S. H., & Finley, G. A. (2010). When are parents helpful? A randomized clinical trial of the efficacy of parental presence for pediatric anesthesia. Canadian Journal of Anesthesia, 57(8), 751-758. doi: 10.1007/s12630-010-9333-1Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.