Habilidades Sociais e Satisfação Profissional de Médicos que Atendem em Contexto Ambulatorial
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.vi.808Palavras-chave:
habilidades sociais, relação médico-paciente, satisfação no trabalhoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o repertório de habilidades sociais (HS) e a satisfação profissional (SP) de médicos que atendem em contexto ambulatorial. Adotou-se delineamento descritivo, correlacional e transversal. Quarenta e seis médicos, selecionados via amostragem não probabilística, responderam a um Protocolo de Caracterização Individual e ao Inventário de HS2 – versão preliminar. Os principais resultados indicaram: (a) bom repertório, acima da média, para o escore total de HS; (b) bom repertório, abaixo da média, para Conversação e Desenvoltura Social e Assertividade Afetivo-Sexual; bom repertório, acima da média, para Assertividade de Autodefesa e Assertividade de Autoexposição Social; e repertório bastante elaborado para Expressão de Sentimentos Positivos; e (c) correlação positiva entre HS e SP. Um bom repertório de HS facilita ao estabelecimento de um bom vínculo terapêutico, serve de fator de proteção contra o estresse e outros problemas mentais e possibilita a satisfação profissional.
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