A Influência do Timbre na Aquisição de Habilidades Musicais Rudimentares

Autores

  • Raone Mateus Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)
  • Átila Moreira Cedro Universidade Federal de Minas Gerais INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)
  • Rebeca Mendes Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Clarisse Vasconcelos Friedlaender Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro Henrique Ribeiro Torres Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinicius Figueiredo de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro Henrique Guimarães Couto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antonio Carlos Leme Junior Universidade Federal de São Carlos.
  • Edson Massayuki Huziwara Universidade Federal de Minas Gerais INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v9i3.543

Palavras-chave:

timbre, discriminação condicional, acordes musicais, estudantes universitários.

Resumo

O objetivo do experimento foi investigar os efeitos de diferentes timbres no processo de aprendizagem de discriminações de acordes musicais. Dezessete estudantes universitários participaram. O procedimento consistiu em ensinar relações condicionais entre quatro diferentes acordes e suas representações pictóricas (i.e., X, Xm, Xm-5e X+5). Para nove participantes, os acordes foram tocados por um piano (Grupo-piano) e, para outros oito participantes, os mesmos acordes foram tocados por um violão (Grupo-violão). Em ambos os grupos, os participantes aumentaram a sua porcentagem de respostas corretas ao longo do procedimento de ensino. A análise dos dados também sugere que os participantes do Grupo-violão apresentaram maiores percentuais de acerto quando comparados com os participantes do Grupo-piano. Trabalhos recentes que utilizaram acordes em tarefas de discriminação condicional desconsideraram questões relacionadas ao timbre e nossos resultados sugerem que essa variável poderia modular o processo de aprendizagem e deve ser considerada em futuros estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Raone Mateus Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT) e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA).

Átila Moreira Cedro, Universidade Federal de Minas Gerais INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT) e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA).

Rebeca Mendes Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Clarisse Vasconcelos Friedlaender, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Pedro Henrique Ribeiro Torres, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vinicius Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Pedro Henrique Guimarães Couto, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Antonio Carlos Leme Junior, Universidade Federal de São Carlos.

Docente do curso de graduação presencial em Música Licenciatura (Educação Musical) da Universidade
Federal de São Carlos - UFSCAR.

Edson Massayuki Huziwara, Universidade Federal de Minas Gerais INCT-ECCE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e o Laboratório de Estudos do Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

Rodrigues, R. M., Cedro, Átila M., Fonseca, R. M., Friedlaender, C. V., Torres, P. H. R., de Oliveira, V. F., Couto, P. H. G., Leme Junior, A. C., & Huziwara, E. M. (2017). A Influência do Timbre na Aquisição de Habilidades Musicais Rudimentares. Revista Psicologia E Saúde, 9(3), 77–93. https://doi.org/10.20435/pssa.v9i3.543

Edição

Seção

Artigos