Alguns Analisadores da Dimensão Técnico-Pedagógica do Apoio Matricial em Saúde Mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2638

Palavras-chave:

saúde mental, atenção primária à saúde, educação em saúde, Apoio Matricial

Resumo

Este estudo analisa potencialidades e dificuldades no manejo da dimensão técnico-pedagógica do Apoio Matricial em saúde mental no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, em Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa-intervenção socioanalítica, que observou reuniões de matriciamento entre Equipes de Saúde Mental e Equipes de Saúde da Família e realizou grupos de reflexão com esses trabalhadores. Com apoio de um Coletivo Ampliado de Pesquisadores, identificaram-se três analisadores da dimensão técnico-pedagógica do Apoio Matricial, a partir dos quais discutimos: 1) eventual exclusão de categorias profissionais, como agentes comunitárias de saúde; 2) tensionamentos entre as equipes; 3) concepção hegemônica de formação tradicional. Conclui-se que o Apoio Matricial é considerado pelas equipes da Saúde da Família como transformador para as práticas de cuidado em saúde mental, o que pode ser estratégico para o avanço da Reforma Psiquiátrica Brasileira, se incluir diferentes saberes e profissionais sem subalternização, construindo coletivamente práticas de cuidado.

Biografia do Autor

Diego Henrique Pastana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Saúde Mental, Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP), MG. Diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas do município de Contagem, MG na Prefeitura Municipal de Contagem (PMC).

Claudia Maria Filgueiras Penido, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-Psi) na UFMG.

Julia Costa de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Psicologia pela UFMG.

Bernardo Augusto Wilke Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicólogo clínico e Referência Técnica da Gestão do Trabalho na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).

Simone Mainieri Paulon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Pastana, D. H. ., Penido, C. M. F. ., Costa de Oliveira, J. ., Silva, B. A. W. ., & Paulon, S. M. (2025). Alguns Analisadores da Dimensão Técnico-Pedagógica do Apoio Matricial em Saúde Mental. Revista Psicologia E Saúde, 16(2), e16302638. https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2638

Edição

Seção

Relatos de pesquisa