Ansiedade social e comorbidades em professores do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1163

Palavras-chave:

ansiedade social, depressão, estresse psicológico, educação superior

Resumo

Introdução: As transformações no ensino podem ocasionar prejuízos à saúde mental do professor. Este estudo objetivou avaliar a presença do transtorno de ansiedade social e comorbidades em professores de ensino superior. Método: Estudo quantitativo, transversal e correlacional. Participaram 50 professores, sendo 58% mulheres com idade média de 35 anos. Foram utilizados os instrumentos: Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Resultados: Foi identificado repertório deficitário nos fatores Expressão Assertiva de Incômodo, Desagrado ou Tédio (16%), Interação com Pessoas Desconhecidas (2%), Estar em Evidência e Fazer Papel de Ridículo (2%). Evidenciaram-se sintomas moderados, severos e extremamente severos de depressão, ansiedade e estresse. Discussão: Foram identificadas variáveis prejudiciais ao desempenho dos professores e à interação com os alunos. Conclusões: Estudar a saúde mental dos professores pode contribuir para o seu bem-estar e qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: ansiedade social; depressão; estresse psicológico; educação superior.

Biografia do Autor

Thiago Fortes Wagner, Faculdade Meridional (IMED)

Psicólogo pela Faculdade Meridional (IMED).

Camila Heck, Faculdade Meridional (IMED)

Mestra em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED). Bolsista CAPES/PROSUP. Psicóloga educacional na Prefeitura Municipal de Santa Rosa, RS.

Simone Nenê Portela Dalbosco, Faculdade Meridional (IMED)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco (USF) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assessoria em Desenvolvimento Organizacional e Carreira, em parceria com A Ponte Estratégias de Educação.

Camila Rosa de Oliveira, Faculdade Meridional (IMED)

Pós-Doutora em Psicologia e Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade Meridional (IMED).

Marcia Fortes Wagner, Faculdade Meridional (IMED)

Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, RS.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Wagner, T. F., Heck, C., Dalbosco, S. N. P., de Oliveira, C. R., & Wagner, M. F. (2022). Ansiedade social e comorbidades em professores do ensino superior. Revista Psicologia E Saúde, 13(4), 3–13. https://doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1163

Edição

Seção

Artigos