A vivência do acompanhamento pré-natal segundo mulheres assistidas na rede pública de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.663

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva, visitas a pacientes, criança, adolescente, relações profissional-família

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar a vivência de familiares em relação a comunicação, tomada de decisão e manejo da entrada de crianças e adolescentes para visitar os pacientes internados em UTI adulto. A abordagem deste estudo foi qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 10 familiares de pacientes que estiveram internados em UTI. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2009), emergindo quatro categorias: Comunicação; Tomada de decisão sobre a visita; Manejo, e Repercussões da visita. A comunicação dos participantes com os menores foi aberta. A tomada de decisão dependeu da inter-relação entre o desejo de visitar, o estado do paciente, o imaginário da visita e o posicionamento da equipe. Em relação ao manejo, todos destacaram a importância da preparação pré-visita. O estabelecimento de diretrizes claras nas instituições, assim como a capacitação dos profissionais acerca da visita de crianças, poderia contribuir para a prática em saúde. 

Biografia do Autor

Ana Caroline Dias da Silva, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga pela UFU

Mestranda em Psicologia - UFU

Renata Fabiana Pegoraro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Instituto de Psicologia - IPUFU Campus Umuarama

Doutora em Psicologia pela USP/ Ribeirão, Mestre em Psicologia pela USP/Ribeirão, Especialista em Saúde Coletiva pela UFSCar, Psicologa pela USP/Ribeirão. Atualmente Profa Adjunta do Instituto de Psicologia da UFU - Universidade federal de Uberlândia.

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

Silva, A. C. D. da, & Pegoraro, R. F. (2018). A vivência do acompanhamento pré-natal segundo mulheres assistidas na rede pública de saúde. Revista Psicologia E Saúde, 10(3), 95–107. https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.663

Edição

Seção

Artigos