Motivos que Levam Mulheres ao Emagrecimento: Um Estudo no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v13i1.995Palavras-chave:
perda de peso, motivação, mídia, mulheres, BrasilResumo
O objetivo deste estudo foi entender por que as mulheres adultas no Brasil desejam e tentam perder peso. Em uma abordagem qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas, as participantes foram 25 mulheres adultas no sul do Brasil, com idade entre 19 e 59 anos, que tentaram perder peso ou modificar seus corpos. Emergiram categorias: motivações e influências para perder peso, pressão interna e externa para perder peso e influências da mídia e do ideal de beleza, que apontam para fatores como mídia, família e sociedade influenciando na educação nutricional das mulheres brasileiras. Esses fatores interferem nas decisões relacionadas à perda de peso e à busca de um corpo bonito. Este culto à magreza influencia as mulheres a perder peso e faz da aparência física uma dimensão essencial da identidade feminina. São necessários programas que regulem a mídia no uso de modelos envolvendo padrões de beleza seguidos e copiados pela população em geral.
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