Procedimentos eficazes no treino de toalete para indivíduos com autismo: Contribuições de Azrin e colaboradores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v10i2.590

Palabras clave:

treino de toalete, autismo, educação especial.

Resumen

O treino de toalete é um marco importante no desenvolvimento infantil e um desafio no ensino de indivíduos com necessidades especiais e autismo. Utilizar estratégias de ensino que tenham sua eficácia comprovada em pesquisas é fundamental para minimizar consequências decorrentes das dificuldades apresentadas por esses indivíduos. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão de estudos publicados por Azrin e colaboradores, apontando alguns desdobramentos desses estudos seminais e sua influência em estudos posteriores. Foram encontrados oito artigos. Os resultados indicaram dois procedimentos relevantes no ensino com essa população: o Treino Rápido de Toalete para a incontinência diurna e o Treino Cama Seca para a incontinência noturna. Muitos experimentos foram conduzidos com extensão e adaptação dos protocolos de Azrin e Foxx (1971) e Azrin, Sneed e Foxx (1973), os quais são os mais citados na área até hoje.

Biografía del autor/a

Luiza de Moura Guimarães, UFSCAR

João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos

Citas

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5®). American Psychiatric Pub.

Azrin, N. H., Bugle, C., & O'brien, F. (1971). Behavioral engineering: Two apparatuses for toilet training retarded children. Journal of applied behavior analysis, 4(3), 249-253. doi: 10.1901/jaba.1971.4-249

Azrin, N. H., & Foxx, R. M. (1971). A rapid method of toilet training the institutionalized retarded. Journal of applied behavior analysis, 4(2), 89-99. doi: 10.1901/jaba.1971.4-89

Azrin, N. H., Sneed, T. J., & Foxx, R. M. (1973). Dry bed: A rapid method of eliminating bedwetting (enuresis) of the retarded. Behaviour Research and Therapy, 11(4), 427-434. Doi: 10.1016/0005-7967(73)90101-0

Azrin, N. H., Sneed, T. J., & Foxx, R. M. (1974). Dry-bed training: Rapid elimination of childhood enuresis. Behaviour Research and Therapy, 12(3), 147-156. doi: 10.1016/0005-7967(74)90111-9

Azrin, N. H., & Thienes, P. M. (1978). Rapid elimination of enuresis by intensive learning without a conditioning apparatus. Behavior Therapy, 9(3), 342-354. doi: 10.1016/S0005-7894(78)80077-X

Azrin, N. H., Hontos, P. T., & Besalel-Azrin, V. (1979). Elimination of enuresis without a conditioning apparatus: An extension by office instruction of the child and parents. Behavior Therapy, 10(1), 14-19. doi: 10.1016/S0005-7894(79)80004-0

Besalal, V. A., Azrin, N. H., Thienes-Hontos, P., & McMorrow, M. (1980). Evaluation of a parent's manual for training enuretic children. Behaviour Research and Therapy, 18(4), 358-360. doi: 10.1016/0005-7967(80)90096-0

Call, N. A., Mevers, J. L., McElhanon, B. O., & Scheithauer, M. C. (2017). A multidisciplinary treatment for encopresis in children with development disability. Journal of Applied Behavior Analysis, 50(2), 332-344. doi: 10.1002/jaba.379

Foxx, R. M., & Azrin, N. H. (1973). Dry pants: A rapid method of toilet training children. Behaviour research and therapy, 11(4), 435-442.3. doi: 10.1016/0005-7967(73)90102-2

Call, N. A., Mevers, J. L., McElhanon, B. O., & Scheithauer, M. C. (2017). A multidisciplinary treatment for encopresis in children with developmental disabilities. Journal of Applied Behavior Analysis, 50(2), 332-344. doi: 10.1002/jaba.379

Cicero, F. R., & Pfadt, A. (2002). Investigation of a reinforcement-based toilet training procedure for children with autism. Research in Developmental Disabilities, 23(5), 319-331. doi: 10.1016/S0891-4222(02)00136-1

Ellis, N. R. (1963). Toilet training the severely defective patient: An SR reinforcement analysis. American Journal of Mental Deficiency, 68(98), 103.

Erickson, M. T. (1998). Behavior disorders of children and adolescents: Assessment, etiology, and intervention. Durham, EUA: Pearson College Division.

Grab, E., & Belfiore, P. J. (2016). Using video prompting to teach shoe tying to students with autism and moderate to severe intellectual Disabilities. British Journal of Education, 4(7), 43-54.

Hanney, N. M., Jostad, C. M., LeBlanc, L. A., Carr, J. E., & Castile, A. J. (2013). Intensive behavioral treatment of urinary incontinence of children with autism spectrum disorders: An archival analysis of procedures and outcomes from an outpatient clinic. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 28(1), 26-31.

Kroeger, K. A., & Sorensen-Burnworth, R. (2009). Toilet training individuals with autism and other developmental disabilities: A critical review. Research in Autism Spectrum Disorders, 3(3), 607-618. doi: 10.1016/j.rasd.2009.01.005

LeBlanc, L. A., Carr, J. E., Crossett, S. E., Bennett, C. M., & Detweiler, D. D. (2005). Intensive outpatient behavioral treatment of primary urinary incontinence of children with autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 20(2), 98-105.

Levato, L. E., Aponte, C. A., Wilkins, J., Travis, R., Aiello, R., Zanibbi, K., ... & Mruzek, D. W. (2016). Use of urine alarms in toilet training children with intellectual and developmental disabilities: A review. Research in developmental disabilities, 53, 232-241. doi: 10.1016/j.ridd.2016.02.007

Mahoney, K., Van Wagenen, R., & Meyerson, L. (1971). Toilet training of normal and retarded children. Journal of Applied Behavior Analysis, 4(3), 173-181. doi: 10.1901/jaba.1971.4-173

Martin, G., & Pear, J. (2009). Modificação de comportamento: O que é e como fazer. São Paulo: Rocca.

Peeters, B., Noens, I., Kuppens, S., & Benninga, M. A. (2016). Toilet training in children with a functional defecation disorder and concomitant symptoms of autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, 26, 91-98.17.

Saloviita, T. (2002). Dry bed training method in the elimination of bed-wetting in two adults with autism and severe mental retardation. Cognitive Behaviour Therapy, 31(3), 135-140. doi: 10.1080/165060702320338013

Spradlin, J. E. (1999). Rotinas: implicações para a vida e para o ensino. Temas em Psicologia, 7(3), 223-234.

Tsai, L., Stewart, M. A., & August, G. (1981). Implication of sex differences in the familial transmission of infantile autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 11(2), 165-173.

Van Wagenen, R. K., & Murdock, E. E. (1966). A transistorized signal-package for toilet training of infants. Journal of Experimental Child Psychology, 3(3), 312-314. doi: 10.1016/0022-0965(66)90074-9

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Guimarães, L. de M., & Carmo, J. dos S. (2018). Procedimentos eficazes no treino de toalete para indivíduos com autismo: Contribuições de Azrin e colaboradores. Revista Psicologia E Saúde, 10(2), 69–82. https://doi.org/10.20435/pssa.v10i2.590

Número

Sección

Dossiê: “Análise do Comportamento e Saúde”