Procedimentos eficazes no treino de toalete para indivíduos com autismo: Contribuições de Azrin e colaboradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v10i2.590

Palavras-chave:

treino de toalete, autismo, educação especial.

Resumo

O treino de toalete é um marco importante no desenvolvimento infantil e um desafio no ensino de indivíduos com necessidades especiais e autismo. Utilizar estratégias de ensino que tenham sua eficácia comprovada em pesquisas é fundamental para minimizar consequências decorrentes das dificuldades apresentadas por esses indivíduos. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão de estudos publicados por Azrin e colaboradores, apontando alguns desdobramentos desses estudos seminais e sua influência em estudos posteriores. Foram encontrados oito artigos. Os resultados indicaram dois procedimentos relevantes no ensino com essa população: o Treino Rápido de Toalete para a incontinência diurna e o Treino Cama Seca para a incontinência noturna. Muitos experimentos foram conduzidos com extensão e adaptação dos protocolos de Azrin e Foxx (1971) e Azrin, Sneed e Foxx (1973), os quais são os mais citados na área até hoje.

Biografia do Autor

Luiza de Moura Guimarães, UFSCAR

João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos

Referências

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-5®). American Psychiatric Pub.

Azrin, N. H., Bugle, C., & O'brien, F. (1971). Behavioral engineering: Two apparatuses for toilet training retarded children. Journal of applied behavior analysis, 4(3), 249-253. doi: 10.1901/jaba.1971.4-249

Azrin, N. H., & Foxx, R. M. (1971). A rapid method of toilet training the institutionalized retarded. Journal of applied behavior analysis, 4(2), 89-99. doi: 10.1901/jaba.1971.4-89

Azrin, N. H., Sneed, T. J., & Foxx, R. M. (1973). Dry bed: A rapid method of eliminating bedwetting (enuresis) of the retarded. Behaviour Research and Therapy, 11(4), 427-434. Doi: 10.1016/0005-7967(73)90101-0

Azrin, N. H., Sneed, T. J., & Foxx, R. M. (1974). Dry-bed training: Rapid elimination of childhood enuresis. Behaviour Research and Therapy, 12(3), 147-156. doi: 10.1016/0005-7967(74)90111-9

Azrin, N. H., & Thienes, P. M. (1978). Rapid elimination of enuresis by intensive learning without a conditioning apparatus. Behavior Therapy, 9(3), 342-354. doi: 10.1016/S0005-7894(78)80077-X

Azrin, N. H., Hontos, P. T., & Besalel-Azrin, V. (1979). Elimination of enuresis without a conditioning apparatus: An extension by office instruction of the child and parents. Behavior Therapy, 10(1), 14-19. doi: 10.1016/S0005-7894(79)80004-0

Besalal, V. A., Azrin, N. H., Thienes-Hontos, P., & McMorrow, M. (1980). Evaluation of a parent's manual for training enuretic children. Behaviour Research and Therapy, 18(4), 358-360. doi: 10.1016/0005-7967(80)90096-0

Call, N. A., Mevers, J. L., McElhanon, B. O., & Scheithauer, M. C. (2017). A multidisciplinary treatment for encopresis in children with development disability. Journal of Applied Behavior Analysis, 50(2), 332-344. doi: 10.1002/jaba.379

Foxx, R. M., & Azrin, N. H. (1973). Dry pants: A rapid method of toilet training children. Behaviour research and therapy, 11(4), 435-442.3. doi: 10.1016/0005-7967(73)90102-2

Call, N. A., Mevers, J. L., McElhanon, B. O., & Scheithauer, M. C. (2017). A multidisciplinary treatment for encopresis in children with developmental disabilities. Journal of Applied Behavior Analysis, 50(2), 332-344. doi: 10.1002/jaba.379

Cicero, F. R., & Pfadt, A. (2002). Investigation of a reinforcement-based toilet training procedure for children with autism. Research in Developmental Disabilities, 23(5), 319-331. doi: 10.1016/S0891-4222(02)00136-1

Ellis, N. R. (1963). Toilet training the severely defective patient: An SR reinforcement analysis. American Journal of Mental Deficiency, 68(98), 103.

Erickson, M. T. (1998). Behavior disorders of children and adolescents: Assessment, etiology, and intervention. Durham, EUA: Pearson College Division.

Grab, E., & Belfiore, P. J. (2016). Using video prompting to teach shoe tying to students with autism and moderate to severe intellectual Disabilities. British Journal of Education, 4(7), 43-54.

Hanney, N. M., Jostad, C. M., LeBlanc, L. A., Carr, J. E., & Castile, A. J. (2013). Intensive behavioral treatment of urinary incontinence of children with autism spectrum disorders: An archival analysis of procedures and outcomes from an outpatient clinic. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 28(1), 26-31.

Kroeger, K. A., & Sorensen-Burnworth, R. (2009). Toilet training individuals with autism and other developmental disabilities: A critical review. Research in Autism Spectrum Disorders, 3(3), 607-618. doi: 10.1016/j.rasd.2009.01.005

LeBlanc, L. A., Carr, J. E., Crossett, S. E., Bennett, C. M., & Detweiler, D. D. (2005). Intensive outpatient behavioral treatment of primary urinary incontinence of children with autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, 20(2), 98-105.

Levato, L. E., Aponte, C. A., Wilkins, J., Travis, R., Aiello, R., Zanibbi, K., ... & Mruzek, D. W. (2016). Use of urine alarms in toilet training children with intellectual and developmental disabilities: A review. Research in developmental disabilities, 53, 232-241. doi: 10.1016/j.ridd.2016.02.007

Mahoney, K., Van Wagenen, R., & Meyerson, L. (1971). Toilet training of normal and retarded children. Journal of Applied Behavior Analysis, 4(3), 173-181. doi: 10.1901/jaba.1971.4-173

Martin, G., & Pear, J. (2009). Modificação de comportamento: O que é e como fazer. São Paulo: Rocca.

Peeters, B., Noens, I., Kuppens, S., & Benninga, M. A. (2016). Toilet training in children with a functional defecation disorder and concomitant symptoms of autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, 26, 91-98.17.

Saloviita, T. (2002). Dry bed training method in the elimination of bed-wetting in two adults with autism and severe mental retardation. Cognitive Behaviour Therapy, 31(3), 135-140. doi: 10.1080/165060702320338013

Spradlin, J. E. (1999). Rotinas: implicações para a vida e para o ensino. Temas em Psicologia, 7(3), 223-234.

Tsai, L., Stewart, M. A., & August, G. (1981). Implication of sex differences in the familial transmission of infantile autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 11(2), 165-173.

Van Wagenen, R. K., & Murdock, E. E. (1966). A transistorized signal-package for toilet training of infants. Journal of Experimental Child Psychology, 3(3), 312-314. doi: 10.1016/0022-0965(66)90074-9

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Guimarães, L. de M., & Carmo, J. dos S. (2018). Procedimentos eficazes no treino de toalete para indivíduos com autismo: Contribuições de Azrin e colaboradores. Revista Psicologia E Saúde, 10(2), 69–82. https://doi.org/10.20435/pssa.v10i2.590

Edição

Seção

Dossiê: “Análise do Comportamento e Saúde”