Capacidades e Dificuldades Socioemocionais de Crianças Antes e Após a Participação no Método FRIENDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.628

Palavras-chave:

infância, relações interpessoais, habilidades sociais, psicologia preventiva, Método FRIENDS

Resumo

Atualmente, milhões de pessoas sofrem de algum transtorno mental, sendo as crianças uma considerável parcela dessa população. Nesse sentido, intervenções precoces para prevenir e intervir sobre distúrbios na infância são muito importantes. Uma possibilidade de intervenção precoce é o Método FRIENDS, que busca desenvolver habilidades socioemocionais e resiliência. O presente estudo buscou investigar se o Método FRIENDS promoveu melhorias em comportamentos relacionados a capacidades e dificuldades socioemocionais de crianças, relacionadas a comportamento pró-social, hiperatividade, sintomas emocionais, problemas de conduta e de relacionamento com os colegas. Participaram do estudo dez crianças de uma cidade do interior do Paraná com idade entre 6 e 7 anos. Os pais responderam o Strengths and Difficulties Questionnaire (versão em português), antes e depois do método e dois meses após sua finalização. O resultado indicou uma diminuição nas dificuldades dos participantes, demonstrando que o FRIENDS foi eficaz para a melhoria dos comportamentos das crianças.

Biografia do Autor

Cynthia Lais Ignachewski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Psicóloga com atuações na área clínica e educacional.

Ana Priscila Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a infância e a adolescência da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade De São Paulo. Professora Adjunta do Curso de Psicologia e coordenadora do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano da da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Giulia Tatiana Tkaczyk Pavoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Formação em Psicologia Escolar pelo Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar (CAPE). Psicóloga com atuação na área clínica.

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Ignachewski, C. L., Batista, A. P., Toni, C. G. de S., & Pavoski, G. T. T. (2019). Capacidades e Dificuldades Socioemocionais de Crianças Antes e Após a Participação no Método FRIENDS. Revista Psicologia E Saúde, 11(3), 111–123. https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.628

Edição

Seção

Relatos de pesquisa