Significados Atribuídos à Diabetes Mellitus Tipo 1 por Adolescentes Diagnosticados com a Doença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2691

Palavras-chave:

adolescência, Diabetes Mellitus Tipo 1, doença crônica

Resumo

Conviver com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) na adolescência pode se caracterizar como experiência estressora, de modo que o significado atribuído à doença pode repercutir na adesão ao tratamento. Objetivou-se analisar os significados que adolescentes com DM1 atribuem à doença através de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, da qual participaram 20 adolescentes com DM1. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e do Desenho-Escrita e Desenho-Relato, e estudados por análise temática. Emergiram duas categorias: 1) Pessoa sem diabetes e 2) Pessoa com diabetes, com suas respectivas subcategorias e elementos de análise. Os desenhos e relatos destacaram a adaptação às mudanças no estilo de vida, o tempo de diagnóstico, a percepção das outras pessoas sobre os adolescentes e o envolvimento familiar na dieta alimentar. Salienta-se a importância de conhecer os significados atribuídos pelos adolescentes à DM1 para que as estratégias de intervenção sejam ajustadas às necessidades desse público.

Biografia do Autor

Carolina Schmitt Colomé, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC).

Beatriz Carla Koch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC).

Jaqueline Borella, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Talya Pedron Alves, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Marina Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC).

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Colomé, C. S., Koch, B. C., Borella, J., Alves, T. P. ., & Menezes, M. (2025). Significados Atribuídos à Diabetes Mellitus Tipo 1 por Adolescentes Diagnosticados com a Doença. Revista Psicologia E Saúde, 17. https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2691

Edição

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Artigos