Avaliação Psicológica como Ferramenta de Diagnóstico Organizacional: Rastreio de Saúde Mental em uma Empresa de Telecomunicações em Angola
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3023Palavras-chave:
avaliação psicológica, saúde mental, ambiente de trabalho, psicologia organizacional e do trabalho, AngolaResumo
Introdução: A avaliação psicológica desempenha um papel significativo na psicologia organizacional e do trabalho. Este estudo teve como objetivo apresentar processo de avaliação desenvolvido com o objetivo de diagnosticar condições de saúde mental em uma empresa de telecomunicações em Angola. Métodos: É um estudo descritivo e analítico. Fora utilizadas diversas técnicas para coleta de dados. O levantamento principal se baseou na aplicação de um questionário online contendo questões sociodemográficas, a escala DASS-21 para rastrear sintomas de depressão, ansiedade e estresse, o questionário de desenho do trabalho e a Escala de Percepção de Suporte Organizacional reduzida (EPSO-R). Foram obtidas 1.503 respostas. Resultados: Os resultados indicaram prevalência de sintomas moderados a graves de depressão (14,25%), ansiedade (15,3%) e estresse (8,32%). Mulheres apresentaram índices mais elevados prevalência de sintomas das três condições em comparação aos homens. A análise demonstrou que características do trabalho, como autonomia e apoio social, estão negativamente associadas aos sintomas de saúde mental. Discussão: Os resultados sugerem a necessidade de intervenções organizacionais focadas em promover o bem-estar psicológico. Se destaca a importância da adaptação de instrumentos às especificidades culturais e contextuais. Conclusão: A avaliação mostrou-se uma ferramenta útil para identificar riscos psicossociais e propor intervenções direcionadas, contribuindo para a melhoria do ambiente de trabalho e do bem-estar dos colaboradores.
Referências
Abbad, G., Freitas, I. A., & Pilati, R. (2006). Contexto de trabalho, desempenho competente e necessidades de treinamento em TD&E. In J. E. Borges-Andrade, G. Abbad, & L. Mourão (Orgs), Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas (pp. 231–255). Artmed.
Apóstolo, J. L. A., Mendes, A. C., & Azeredo, Z. A. (2006). Adaptation to Portuguese of the Depression, Anxiety and Stress Scales (DASS). Revista Latino-americana de Enfermagem, 14(6), 863–871. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600006
Appiah, R., Schutte, L., Fadiji, A.W., Wissing, M. P., & Cromhout, A. (2020). Validade fatorial das versões Twi de cinco medidas de saúde mental e bem-estar em Gana. PLoS ONE, 15, e0236707. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0236707 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0236707
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho [SBPOT]. (2020). Competências para a atuação em psicologia organizacional e do trabalho: Um referencial para a formação e qualificação profissional no Brasil [e-book]. UniCEUB. https://www.sbpot.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=84
Bados, A., Solanas, A., & Andrés, R. (2005). Psychometric properties of the Spanish version of Depression, Anxiety and Stress Scales (DASS). Psicothema, 17(4), 679–683. https://www.redalyc.org/pdf/727/72717423.pdf
Barros, R. N. & Peixoto, A. L. A. (2023). Salud mental de estudiantes universitarios: Encuesta de trastornos mentales comunes en estudiantes de una universidad brasileña. Cuadernos de Psicologia, 25(2), e1958. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1958 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1958
Bloom, D. E., Cafiero, E. T., Jané-Llopis, E., Abrahams-Gessel, S., Bloom, L. R., Fathima, S., Feigl, A. B., Gaziano, T., Mowafi, M., Pandya, A., Prettner, K., Rosenberg, L., Seligman, B., Stein, A. Z., & Weinstein, C. (2012). The global economic burden of noncommunicable diseases. World Economic Forum.
Bueno, J. M. H., & Peixoto, E. M. (2018). Psychological Assessment in Brazil and in the World. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 108. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208878 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703000208878
Cao, C., Liao, X., Gamble, J. H., Li, L., Jiang, X., Li, X., Griffiths, M. D., Chen, I., & Lin, C. (2023). Evaluating the psychometric properties of the Chinese Depression Anxiety Stress Scale for Youth (DASS-Y) and DASS-21. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 17, 106. https://doi.org/10.1186/s13034-023- 00655-2 DOI: https://doi.org/10.1186/s13034-023-00655-2
Carvalho-Freitas, M. N. D. (2014). Resenha – O trabalho e as organizações: Atuações a partir da Psicologia. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14(3), 347–349.
Center for Evidence Based Management (2025, 23 fevereiro). What is Evidence Based Management. CEBMa. https://cebma.org/resources/frequently-asked-questions/what-is-evidence-based-management/
Coelho Junior, F. A., Queiroga, F., Peixoto, A. L. A., & Vielma, R. (2022). Desenho do Trabalho e Desempenho. In G. Abbad, J. E. Borges-Andrade, L. Mourão, & Gondim, S. M. G. (Orgs.), Desenho e redesenho do trabalho: Modelos e ferramentas de apoio à gestão (e-book). Vetor.
Conselho Federal de Psicologia. (2023). Resolução n 14, de 28 de junho de 2023. Regulamenta o exercício profissional da psicóloga e do psicólogo na realização de avaliação de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-14-de-28-de-junho-de-2023-493181704
Da Fonseca, A. J. P., Gross Tur, R., Epandi Canhanga, A. P., & Firmino Morais, M. (2021). Ansiedade, depressão e estresse do estudantado universitário pelo reinício das aulas em tempo de pandemia. Actualidades Investigativas en Educación, 21(3), 405–428. https://dx.doi.org/10.15517/aie.v21i3.46439 DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v21i3.46439
Dalbosco, S. N. P., & Consul, J. d. S. (2011). A importância da avaliação psicológica nas organizações. Revista de Psicologia da IMED, 3(2), 554–558. https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p554-558 DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v3n2p554-558
Dias, P. F. R. (2023). Fatores de resiliência e esperança na incidência do stress pós–traumático nas forças armadas angolanas – “O caso do exército”. [Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada]. Repositório Comum – Instituo Piaget. http://hdl.handle.net/10400.26/50802
Francisco, E. N. S. D., & Peixoto, A. L. A. (2019). Adaptação e validação do Questionário de Desenho do Trabalho (QDT) em Angola. Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, 19(4), 836–845. https://doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17513. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2019.4.17513
Hazboun, A. M., & Alchieri, J. C. (2014). Dificuldades em avaliação psicológica segundo psicólogos brasileiros. Psico, 45(1), 83–89. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13173 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13173
Kumar, K., Kumar, S., Mehrotra, D., Tiwari, S. C., Kumar, V., & Dwivedi, R. C. (2019). Reliability and psychometric validity of Hindi version of Depression, Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21) for Hindi speaking head neck cancer and oral potentially malignant disorders patients. Journal of Cancer Research and Therapeutics, 15(3), 653–658. https://doi.org/10.4103/jcrt.JCRT_281_17 Laher, S. (2019). Editorial: Psychological assessment in Africa: The time is now! African Journal of Psychological Assessment, 1, a11. https://doi.org/10.4102/ajopa.v1i0.11 DOI: https://doi.org/10.4103/jcrt.JCRT_281_17
Lovibond, S. H., & Lovibond, P. F. (1995). Manual for the Depression, Anxiety and Stress Scales (DASS). (2ª ed.). Psychology Foundation of Australia. DOI: https://doi.org/10.1037/t01004-000
Moya, E., Larson, L. M., Stewart, R. C., Fisher, J. Mwangi, M. N., & Phiri, K. S. (2022). Reliability and validity of depression anxiety stress scale (DASS)-21 in screening for common mental disorders among postpartum women in Malawi. BMC Psychiatry, 22, 352. https://doi.org/10.1186/s12888-022-03994-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-022-03994-0
Nakie, G., Segon, T., Melkam, M., Desalegn, G. T., & Zeleke, T. A. (2022). Prevalence and associated factors of depression, anxiety, and stress among high school students in, Northwest Ethiopia, 2021. BMC Psychiatry, 22, 739. https://doi.org/10.1186/s12888-022-04393-1 DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-022-04393-1
Novo, R., González, B., Afonso, M. J., & Farrajota, P. (2023). As Escalas de Validade do MMPI-2-RF na Deteção de Relato-Minimizado e Relato-Exagerado. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluacíon Psycologica, 2(68), 197–215. https://doi.org/10.21865/ridep68.2.14 DOI: https://doi.org/10.21865/RIDEP68.2.14
Oppong, S. (2017). Contextualizing psychological testing in Ghana. Psychologie
a Její Kontexty, 8, 3–17. https://psychkont.osu.cz/fulltext/2017/2017_1_1_Oppong-T.pdf
Oppong S., Asante K. O., & Anum, A. (2022). Psychological Assessment in West DOI: https://doi.org/10.1017/9781108755078.005
Africa. In Laher S. (Ed.), International Histories of Psychological Assessment. Educational and Psychological Testing in a Global Context (pp. 59–81). Cambridge University Press.
Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho. (2025, 23 fevereiro). Áreas prioritárias e Análises Comparativas. OSST. https://smartlabbr.org/sst/localidade/0?dimensao=prioritarias
Otten, D., Tibubos, A. N., Schomerus, G., Brähler, E., Binder, H., Kruse, J., Ladwig, K-H, Wild, P. S., Grabe, H. J., & Beutel, M. E. (2021). Similarities and Differences of Mental Health in Women and Men: A Systematic Review of Findings in Three Large German Cohorts. Frontiers in Public Health, 9, 553071. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.553071 DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.553071
Pattyn, E., Verhaeghe, M., & Bracke, Piet. (2015). The gender gap in mental health service use. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 50, 1089-1095. https://doi.org/10.1007/s00127-015-1038-x DOI: https://doi.org/10.1007/s00127-015-1038-x
Peixoto, A. L. A., & Caetano, A. (2013). Avaliação de Desempenho. In L. O. Borges, & L. Mourão (Orgs.), O trabalho e as organizações: Atuações a partir da Psicologia (pp. 528–555). Artmed.
Pezirkianidis, C., Karakasidou, E., Lakioti, A., Stalikas, A., & Galanakis, M. (2018). Psychometric Properties of the Depression, Anxiety, Stress Scales-21 (DASS-21) in a Greek Sample. Psychology, 9, 2933–2950. https://doi.org/10.4236/psych.2018.915170 DOI: https://doi.org/10.4236/psych.2018.915170
Queiroga, F., Brandão, H., P., & Borges-Andrade, J. E. (2015). Escala de Percepção de Suporte Organizacional. In Puente-Palacios K., &, A. L. A., Peixoto (Eds.), Ferramentas de diagnóstico para organizações e trabalho: Um olhar a partir da psicologia (pp. 272–283). Artmed Editora.
Rentería-Pérez, E.; Peixoto, A. L. A.; & Bastos, A. V. B. (2020). Producción de conocimiento, práctica professional y formación en psicología organizacional del trabajo: desafíos presentados por el contexto latino-americano. In J. Orejuela (Org.), Desafios em la formación de psicólogos de las organizaciones y del Trabajo. Editorial EAFIT.
Saveia, J. M., Bastos, A. V. B., & Peixoto, A. L. A. (2015). A profissionalização da Psicologia em Angola: Um percurso em construção. Estudos & Pesquisa em Psicologia, 15(3),1096–1117. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/19430 DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2015.19430
Sartori, R., Costantini, A., & Ceschi, A. (2022). Psychological assessment in human resource management: Discrepancies between theory and practice and two examples of integration. Personnel Review, 51(1), 284–298. https://doi.org/10.1108/PR-05-2019-0281 DOI: https://doi.org/10.1108/PR-05-2019-0281
Sartorio, E. A., De Paiva Filgueiras, K. S., De Araujo Durans, A., & Macedo, C. J. T. (2023). Os efeitos do presenteísmo na produtividade e na saúde mental dos trabalhadores na pandemia da COVID-19. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 23(3), 2586–2596. https://doi.org/10.5935/rpot/2023.3.2435 DOI: https://doi.org/10.5935/rpot/2023.3.24355
Varela, J. H. S., Castor, A. B. C., Brito, L. M. P., Silva, P. M. M., & Silva, A. W. P. (2018). Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Id on line. –Revista de Psicologia, 12(40), 764–783. https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1013 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1013
Ventura M., & Chaves J. (2019). Saúde mental: Um estudo sobre transtorno de stress pós-traumático, ansiedade e depressão nas zonas rurais e urbanas do Sul de Angola. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, 21(2), 51–57. https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/29079 DOI: https://doi.org/10.21722/rbps.v21i2.29079
Vignola R. C., & Tucci A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorder, 155, 104–109. https://doi:10.1016/j.jad.2013.10.031 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031
Voss, N. M., Stoffregen, S. A., Couture, K. L., DiGirolamo, J. A., Furman, M., Haidar, S., Hammer, L. B., Lee, J., Maneotis, S. M., McCloy, R. A., Olson, R. & Spector, P. E. (2025). Shaping the future of industrial-organizational psychology: The transformative potential of research collaborations. Industrial and Organizational Psychology, 18(2), 1–21. https://doi:10.1017/iop.2024.61 DOI: https://doi.org/10.1017/iop.2024.61
Wall, T. D., Michie, J., Patterson, M., Wood, S. J., Sheehan, M., Clegg, C. W., & West, M. (2004). On the validity of subjective measures of company performance. Personnel Psychology, 57(1), 95–118. https://doi.org/10.1111/J.1744-6570.2004.Tb02485.X DOI: https://doi.org/10.1111/j.1744-6570.2004.tb02485.x
Wechsler, S. M., Hutz, C. S., & Primi, R. (2019). O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios. Revista Avaliação Psicológica, 18(02), 121–128. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.15466.02 DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.15466.02
World Health Organization. (2022). WHO guidelines on mental health at work. WHO. https://www.who.int/publications/i/item/9789240053052
Zaia, P., Oliveira, K. D. S., & Nakano, T. D. C. (2018). Análise dos processos éticos publicados no Jornal do Conselho Federal de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(1), 8–-21. https://doi.org/10.1590/1982-3703003532016 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003532016
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.